skip to content

9 podcasts com propostas pedagógicas para fazer com as crianças na quarentena

O isolamento físico durante a pandemia do Coronavírus é indispensável e deve ser feito por todos. Porém, acaba sendo difícil manter as crianças entretidas nesta quarentena, principalmente para os profissionais que adotaram o homeoffice. Então, é natural que você esteja se perguntando sobre o que fazer nestas horas.

O importante é não deixar as crianças presas a telas virtuais, sem qualquer tipo de intervenção de algum adulto. Ao invés disso é interessante utilizar o tempo disponível para se aproximar ainda mais dos babys. Que tal realizar brincadeiras livres que colaboram no desenvolvimento motor e na criatividade? E o que melhor do que brincar com ele, ensiná-lo algumas artimanhas ou ler juntinho um livro?

Se sua criatividade para elaborar atividades na quarentena para os pequenos já está acabando, pegue seu fone e confira conosco uma lista de ideias elaboradas por educadores em curtas entrevistas realizadas pela Rádio UFOP.

 

Brincadeiras e atividades - Profa. Liliane Jorge 

Para os pequenos de até 4 anos é interessante utilizar e aproveitar bem o espaço disponível da sua casa. As crianças possuem muita energia nessa idade e dá para fazer várias brincadeiras e atividades muito legais. Ouça: Crianças: Brincadeiras nos espaços de casaNa página contadores de histórias você encontra outras dicas bem legais.  

 Criatividade e estudos -  Assim como a criatividade e a leitura, torna-se indispensável o suporte ao ensino dos filhos nesta quarentena, no caso daqueles que estão recebendo atividades da escola pela web. O ideal é mesclar diversão e responsabilidade. Ouça: Crianças: jogos lúdicos, cinema em casa e receitaSites como o do tempojunto oferecem conteúdos que podem ser de grande ajuda em situações diveras. 

 

Árvore Genealógica - Prof. Ricardo Alisson

Nesse episódio abordamos atividades educacionais para crianças com idades mais avançadas. Uma das dicas do professor é aproveitar o tempo para conhecer melhor a família e contar histórias. Ou ainda, construir uma árvore genealógica envolvendo todo o pessoal da casa. Ouça: Atividades educacionais. Confira também os vídeos educativos citados no podcast: A Árvore da Família e Minha Árvore Genealógica. 

 

 Jogos e atividades - Profa. Flânia Cunha

Brincadeiras com jogos educativos, incluindo pais e filhos, podem ser uma boa alternativa em tempos de quarentena. São situações em que a criança se diverte e tira proveito, aprendendo coisas novas e incentivando sua curiosidade. Além disso, contação de histórias pode ser uma boa alternativa. Ouça: Brincadeiras não digitais

 

 Dicas de leituras - Prof. Hércules Toledo

 Além da curiosidade nós devemos incentivar a leitura das crianças, como foi dito no item anterior da nossa lista. E esses três episódios apresentam sugestões interessantes de livros de acordo com as faixas etárias.

Ouça: Tempo para uma boa leitura

 Dicas de leitura 01

Dicas de leitura 02

 

Exercícios e aprendizados - Profa. Gláucia Jorge

Não se esqueça de que fazer exercício também pode ser em família. Aplicativos de atividades físicas e aprendizagem de idiomas geram momentos divertidos e interativos entre pais e filhos. Ouça: Tecnologias digitais e família Khanacademy citado no episódio oferece uma série de conteúdos e lições interessantes.

 

Tecnologia e Família - Profa. Flávia Nunes

Já que estamos no embalo da tecnologia e a utilização de apps, a família e as amizades não devem ser esquecidos durante a quarentena. Deve se manter a chama da família e das amizades acesas, conversar, mandar vídeos, podcasts e fazer chamadas de voz e de vídeo.

O isolamento é físico, mas não é preciso ficar sem conversar com quem a gente ama. Ouça: Tecnologias digitais.

Esperamos ter contribuído com você com algumas ideias para que vivencie de maneira saudável o tempo livre com as crianças na quarentena. Caso queira apresentar sugestões, mande-nos um e-mail para conteudo.radio@ufop.edu.br.

Outras propostas pedagógicas você encontra nos episódios dos Podcasts Fala, Professor, que nasceu a partir das dicas apresentadas pelos docentes acima citados. 

Redação de Pedro Almeida e colaboração de Edmar Rocha / Artes: Gláucio Santos

Últimas notícias

Rádio UFOP entre os vencedores do Prêmio Rubra

2 Novembro 2020

O Sistema UFOP de Rádio conquistou o 2°lugar no I Prêmio Rubra de Rádio Universitário , na categoria Divulgação Científica, com o Podcast "O coronavirus, chegou, e agora? O que as crianças querem saber ?". O resultado foi divulgado pela organização no início da noite do dia 2 de novembro e a equipe responsável pela...

Fios de Solidariedade busca construir rede de apoio às mulheres ao longo do ano

22 Outubro 2020

A sétima edição do Projeto Fios de Solidariedade tem como tema “Árvore da Felicidade - Peça felicidade”. Realizado desde 2014 anualmente em outubro, a ação foi criada com o intuito de unir a comunidade acadêmica e a população ouro-pretana na luta contra o câncer de mama , e também restaurar a autoestima de pacientes em...

Reportagem Especial aborda a questão da saúde mental

14 Outubro 2020

De acordo com o Ministério da Saúde, 12 mil pessoas cometem suicídio todos os anos no Brasil. Portanto é de extrema importância que sejam estabelecidos diálogos sobre o assunto, o que deve ser feito com muito acolhimento e, principalmente, sem julgamentos. Ajudar aqueles se encontram em quadro depressivo pode ser feito de...