skip to content

9 podcasts com propostas pedagógicas para fazer com as crianças na quarentena

O isolamento físico durante a pandemia do Coronavírus é indispensável e deve ser feito por todos. Porém, acaba sendo difícil manter as crianças entretidas nesta quarentena, principalmente para os profissionais que adotaram o homeoffice. Então, é natural que você esteja se perguntando sobre o que fazer nestas horas.

O importante é não deixar as crianças presas a telas virtuais, sem qualquer tipo de intervenção de algum adulto. Ao invés disso é interessante utilizar o tempo disponível para se aproximar ainda mais dos babys. Que tal realizar brincadeiras livres que colaboram no desenvolvimento motor e na criatividade? E o que melhor do que brincar com ele, ensiná-lo algumas artimanhas ou ler juntinho um livro?

Se sua criatividade para elaborar atividades na quarentena para os pequenos já está acabando, pegue seu fone e confira conosco uma lista de ideias elaboradas por educadores em curtas entrevistas realizadas pela Rádio UFOP.

 

Brincadeiras e atividades - Profa. Liliane Jorge 

Para os pequenos de até 4 anos é interessante utilizar e aproveitar bem o espaço disponível da sua casa. As crianças possuem muita energia nessa idade e dá para fazer várias brincadeiras e atividades muito legais. Ouça: Crianças: Brincadeiras nos espaços de casaNa página contadores de histórias você encontra outras dicas bem legais.  

 Criatividade e estudos -  Assim como a criatividade e a leitura, torna-se indispensável o suporte ao ensino dos filhos nesta quarentena, no caso daqueles que estão recebendo atividades da escola pela web. O ideal é mesclar diversão e responsabilidade. Ouça: Crianças: jogos lúdicos, cinema em casa e receitaSites como o do tempojunto oferecem conteúdos que podem ser de grande ajuda em situações diveras. 

 

Árvore Genealógica - Prof. Ricardo Alisson

Nesse episódio abordamos atividades educacionais para crianças com idades mais avançadas. Uma das dicas do professor é aproveitar o tempo para conhecer melhor a família e contar histórias. Ou ainda, construir uma árvore genealógica envolvendo todo o pessoal da casa. Ouça: Atividades educacionais. Confira também os vídeos educativos citados no podcast: A Árvore da Família e Minha Árvore Genealógica. 

 

 Jogos e atividades - Profa. Flânia Cunha

Brincadeiras com jogos educativos, incluindo pais e filhos, podem ser uma boa alternativa em tempos de quarentena. São situações em que a criança se diverte e tira proveito, aprendendo coisas novas e incentivando sua curiosidade. Além disso, contação de histórias pode ser uma boa alternativa. Ouça: Brincadeiras não digitais

 

 Dicas de leituras - Prof. Hércules Toledo

 Além da curiosidade nós devemos incentivar a leitura das crianças, como foi dito no item anterior da nossa lista. E esses três episódios apresentam sugestões interessantes de livros de acordo com as faixas etárias.

Ouça: Tempo para uma boa leitura

 Dicas de leitura 01

Dicas de leitura 02

 

Exercícios e aprendizados - Profa. Gláucia Jorge

Não se esqueça de que fazer exercício também pode ser em família. Aplicativos de atividades físicas e aprendizagem de idiomas geram momentos divertidos e interativos entre pais e filhos. Ouça: Tecnologias digitais e família Khanacademy citado no episódio oferece uma série de conteúdos e lições interessantes.

 

Tecnologia e Família - Profa. Flávia Nunes

Já que estamos no embalo da tecnologia e a utilização de apps, a família e as amizades não devem ser esquecidos durante a quarentena. Deve se manter a chama da família e das amizades acesas, conversar, mandar vídeos, podcasts e fazer chamadas de voz e de vídeo.

O isolamento é físico, mas não é preciso ficar sem conversar com quem a gente ama. Ouça: Tecnologias digitais.

Esperamos ter contribuído com você com algumas ideias para que vivencie de maneira saudável o tempo livre com as crianças na quarentena. Caso queira apresentar sugestões, mande-nos um e-mail para conteudo.radio@ufop.edu.br.

Outras propostas pedagógicas você encontra nos episódios dos Podcasts Fala, Professor, que nasceu a partir das dicas apresentadas pelos docentes acima citados. 

Redação de Pedro Almeida e colaboração de Edmar Rocha / Artes: Gláucio Santos

Últimas notícias

Podcast - O fenômeno das fake news: definição, combate e contexto

12 Janeiro 2021

“ O fenômeno das fake news: definição, combate e contexto ” é o título do artigo científico que deu base à primeira entrevista em vídeo da Rádio Ufop Educativa para o programa Rádio Ciência . O nosso entrevistado, e também um dos autores deste trabalho acadêmico, é o Professor Adjunto de Teoria e Filosofia do Direito e do...

Sistema UFOP participa de projeto internacional de rádio sobre violência contra a mulher

26 Novembro 2020

A ONU declarou 25 de novembro como o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. O problema, reconhecido internacionalmente, ocorre também no Brasil. No nosso país, os casos de violência de gênero assustam. Dados do Banco Mundial indicam que mais de 500 mulheres sofrem algum tipo de violência a cada hora...