Culturas Indígenas do Brasil lança a série Vozes dos Povos Originários do Brasil

Vozes Povos Originários do Brasil

OUÇA A PROGRAMAÇÃO AO VIVO

Depois de colocar no ar 51 episódios da série "Indígenas, os Povos Originários do Brasil (2018)", com base na historiografia, agora o programa institucional educativo Culturas Indígenas do Brasil, da Rádio UFOP, apresenta ao público Vozes dos Povos Originários do Brasil (2018/2021). Nessa série são os próprios indígenas de diferentes etnias que abordam temas livres para a difusão de seus saberes, vivências, lutas etc. Desta forma, a iniciativa da emissora busca garantir por meio da História Oral o protagonismo dos representantes das diversas #culturasindigenas.

Para ouvir os podcasts, clique no título de cada episódio:

17. História e Resistência - Walê Fulni-ô Parte IV - Jacildo Ribeiro

16. Preconceito e Valorização - Walê Fulni-ô Parte III - Jacildo Ribeiro

15. Etnia e Atividades - Walê Fulni-ô Parte II - Jacildo Ribeiro

14. Moradia e Dificuldades - Walê Fulni-ô Parte I - Jacildo Ribeiro

13. O servir e as Interlocuções entre os povos Indígenas - Liana Utinguassu

12. O preconceito e a importância da educação básica - Liana Utinguassu

11. Interlocuções entre Indígenas e o mundo urbano - Liana Utinguassu

10. Vivências e Projetos dentro e fora das Aldeias - Liana Utinguassu

09. Olhares e Lutas dos Povos Indígenas - Liana Utinguassu

08. Etnia Mbya Guarani e Tupi - Principais Características - Liana Utinguassu

07. Povo Maraguá - Egídia Seixas

06. Escravização e Resistência, Povo Kambiwá - Parte II - Avelin Buniacá

05. Escravização e Resistência, Povo Kambiwá - Parte I - Avelin Buniacá

04. Poema “O Curandeiro e o Criador” - Ademario Ribeiro

03. Povo Puri, memória e resistência - Aline Pachamama

02. Povo Puri, memória e resistência - Parte II - Suê Jani Puri

01. Povo Puri, memória e resistência - Parte I - Suê Jani Puri

Bônus: Eu existo!  Dia Internacional dos Povos Indígenas

Na primeira produção, na série "Indígenas, os Povos Originários do Brasil (2018)", a apresentação foi feita por uma historiadora. Ouça.

EQUIPE DE PRODUÇÃO

A concepção e direção do Culturas Indígenas do Brasil é de Gláucio Antônio Santos e o trabalho de pesquisa e fundamentação teórica é coordenado por Helena Azevedo Paulo de Almeida. Juntos trabalham nas atividades de pesquisa, roteirização, divulgação multimídia e multiplataforma. Na equipe inicial, em 2018, a atividade contou com a revisão de roteiros de Vitor Amaral. Os trabalhos técnicos de captação de áudio, edição e sonoplastia são assinados por Simei Gonderim. / Gláucio Antônio Santos. Mestre em Educação (UFOP), Pedagogo (UFOP), Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (IES/FUNCEC). Pós-graduado em Gestão de Pessoas (PUC Minas) e Gestão de Conteúdo em Comunicação/Jornalismo (Metodista). Coordena setor de Jornalismo na Rádio UFOP/Roquette Pinto. Integra o Grupo de Pesquisa Multiletramentos e usos das TDIC na Educação (MULTDICS). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEDUCOM). / Helena Azevedo Paulo de Almeida. Doutoranda pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestre em História pela mesma instituição, onde atua como professora substituta. É pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP), do Grupo de Pesquisa em História, Ética e Política (GHEP/NEHM/UFOP), do Laboratório de Ensino de História (LEHIS/UFOP) e do Laboratório e Grupo de Estudos de História Política e das Ideias (LEHPI/UFES), onde desenvolve pesquisa em História do Ensino de História, Ensino de História e Ensino de História Indígena. / Simei Gonderim. Licenciado em Geografia - IFMG Campus Ouro Preto (2014). Coordena o setor de Edição/Sonoplastia na  Rádio UFOP/Roquette Pinto. / Vitor Ferreira Amaral. Estudante de História - UFOP. Revisão e Apresentação. (Colaborador no ano de 2018). / Fernanda Pinheiro. Estudante de Letras - UFOP. Organização da Memória do Projeto Vozes. (Colaboradora no ano de 2020). / Jennifer Santos Ferreira. Estudante de Direto - UFOP. Roteirização do Vozes. (Colaboradora no ano de 2021). / Samuel Reis. Estudante de Direto - UFOP. Roteirização do Vozes/Difusão de conteúdo. (Colaborador no ano de 2021). / Laís Maria Martins Lopes.  Estudante de Ciência de Alimentos - UFOP. Difusão de conteúdo. (Colaboradora no ano de 2021).

Redação: Gláucio Antônio Santos