skip to content

Drops de Saúde: pílulas científicas para conscientizar a população

Drops de Saúde - Rádio UFOP

A Rádio UFOP estreou mais um programa na grade de programação, o Drops de Saúde, que tem como foco a disseminação de informações de saúde, além de oferecer orientações para o bem-estar. São 10 programetes (curta duração) produzidos e apresentados por alunos do curso de Medicina, com apoio técnico da emissora.

 

Drops de Saúde são diálogos intercalados pelos estudantes Aline Lopes Coelho, Matheus Rocha e Bruno Jonathan Costa Lima. A produção é uma parceria da Rádio UFOP com a Asclepius Consultoria - Empresa Júnior do curso de Medicina da UFOP, selecionada pelo edital 01/2017. 

De acordo com Bruno Jonathan Costa Lima, um dos apresentadores do programa, a ideia do nome Drops vem da associação da palavra com o tamanho do programa, remetendo a pílulas e a pequenas doses diárias de saúde. Bruno acredita no “uso dos mecanismos de difusão de informações, como o rádio, em razão do alcance que tem no cotidiano das pessoas”. 

Assim como a equipe do programa, todos os proponentes de conteúdo educativo selecionados no edital receberam, na sede da emissora, ao longo do primeiro semestre, orientações sobre criação de vinhetas, redação de textos radiofônicos e preparação para a captações de áudio. Os programas de pequena duração são gravados, atemporais e, em sua maioria, possuem em média três minutos de duração. “Essas características permitem a utilização desse tipo de produto na grade de programação da emissora em diversos dias e horários ao longo dos anos, ou simplesmente o seu uso como podcast a partir da disponibilização no site da Universidade”, explica o jornalista da Rádio UFOP, Gláucio Santos. Ouça e baixe os Drops de Saúde.



Programa Drops de Saúde

Podcast 1 - Doenças respiratórias

Podcast 2 - Consulta

Podcast 3 - Talcose

Podcast 4 - Pressão Alta

Podcast 5 - Câncer de Pele

Podcast 6 - Fimose

Podcast 7 - Câncer de Pênis

Podcast 8 - Melhor posição para dormir

Podcast 9 - Males causados pelo uso do cigarro

Podcast 10 - Consumo de Água
"Memória - Minha experiência com o rádio - Bruno Jhônathan - Drops de Saúde"

Ficha Técnica Drops de Saúde
Estreia: 03/07/2017
Apresentação: Aline Lopes Coelho, Bruno Jonathan Costa Lima e Matheus Rocha
Orientação: Professor Alexandre Barbosa Andrade
Direção de rádio: Gláucio Santos e Danilo Nonato
Edição: João Lucas Palma
Sonoplastia: Simei Gonderim
Produção: Asclepius Consultoria Júnior
Realização: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP 106.3 FM
Universidade Federal de Ouro Preto

Redação: Larissa Lana