skip to content

Fios de Solidariedade busca construir rede de apoio às mulheres ao longo do ano

Fios de Solidariedade

A sétima edição do Projeto Fios de Solidariedade tem como tema “Árvore da Felicidade - Peça felicidade”. Realizado desde 2014 anualmente em outubro, a ação foi criada com o intuito de unir a comunidade acadêmica e a população ouro-pretana na luta contra o câncer de mama, e também restaurar a autoestima de pacientes em tratamento. O projeto faz parte do programa institucional Mais Saúde da Universidade Federal de Ouro Preto.

Entres as atividades que compõem a programação do evento, que é realizado dos dias 20 a 23 de outubro, estão cortes de cabelos nos salões parceiros do programa em Ouro Preto e Mariana e doação de perucas. Esta edição também conta com eventos on-line, como palestras, apresentações artísticas e oficinas. 

Durante todo o ano são recebidas doações de cabelo para o projeto e na pandemia foram doadas duas perucas e 102 mechas de cabelo recolhidas em cinco salões de Ouro Preto e Mariana. O Fios de Solidariedade também possui uma parceria com a ONG Fio de Luz, que produz próteses oferecidas a pacientes em tratamento ou pós-tratamento oncológico. 

No início do projeto, o primeiro passo da equipe foi coletar relatos de moradoras do bairro Bauxita que tiveram câncer de mama, para realizar uma ação sobre autoestima e acompanhamento em saúde. Desde então, esclarece a comunidade sobre a importância da prevenção e tratamento da doença, que implica em transformações físicas e psicológicas severas nas pacientes. Além dos impactos causados pelo tratamento oncológico. 

O evento é realizado nesta época devido ao Outubro Rosa, que é reconhecido internacionalmente como o mês de prevenção ao câncer de mama. A campanha foi criada na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e possui esse nome por um laço cor-de-rosa simbolizar a data. O objetivo do Outubro Rosa é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. E o mais importante: contribuir para a redução da mortalidade pelo câncer de mama, que é o tipo da doença que mais mata mulheres em todo o mundo.

Em entrevista à Rádio Ufop Educativa, a farmacêutica Rosana Gonçalves, coordenadora do programa Mais Saúde do Fios de Solidariedade, explica a importância do projeto para as mulheres e como é feito o trabalho de conscientização da comunidade sobre o câncer de mama. Confira. 

A programação da sétima edição do Fios de Solidariedade termina no dia 23 de outubro com um show online, às 19 horas. Para as lives, palestras e oficinas são emitidos certificados pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. O projeto possui também uma parceria com a Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop) para arrecadar doações e montar cestas básicas destinadas à APAE Ouro Preto e à Comunidade da Figueira de Mariana. 

Caso tenha alguma dúvida, acesse o perfil do projeto no instagram (@fiosdesolidariedade) ou no Facebook (fiosdesolidariedadeufop).

Reportagem: Anna Luiza Perigo.

Crédito das imagens: Divulgação

Últimas notícias

Podcast - O fenômeno das fake news: definição, combate e contexto

12 Janeiro 2021

“ O fenômeno das fake news: definição, combate e contexto ” é o título do artigo científico que deu base à primeira entrevista em vídeo da Rádio Ufop Educativa para o programa Rádio Ciência . O nosso entrevistado, e também um dos autores deste trabalho acadêmico, é o Professor Adjunto de Teoria e Filosofia do Direito e do...

Sistema UFOP participa de projeto internacional de rádio sobre violência contra a mulher

26 Novembro 2020

A ONU declarou 25 de novembro como o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. O problema, reconhecido internacionalmente, ocorre também no Brasil. No nosso país, os casos de violência de gênero assustam. Dados do Banco Mundial indicam que mais de 500 mulheres sofrem algum tipo de violência a cada hora...