skip to content

Reportagens Especiais abordam a questão da saúde mental

Saúde Mental

De acordo com o Ministério da Saúde, 12 mil pessoas cometem suicídio todos os anos no Brasil. Portanto é de extrema importância que sejam estabelecidos diálogos sobre o assunto, o que deve ser feito com muito acolhimento e, principalmente, sem julgamentos. 

Ajudar aqueles se encontram em quadro depressivo pode ser feito de diversas formas. 

Existem materiais de orientação disponíveis, por exemplo, no site do Centro de Valorização da Vida cvv.org.br e no paho.org que é o portal da Organização Pan-Americana da Saúde, escritório regional da OMS - Organização Mundial da Saúde. A campanha do Setembro Amarelo apresenta também diretrizes para aprendizagem e práticas de prevenção no site setembroamarelo.org.br e em suas redes sociais. 

Existem ainda instituições que prestam serviços voltados para a prevenção do suicídio e cuidado com a saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossocial, que oferecem atendimento e tratamento gratuito para a população. 

Em Ouro Preto, o telefone para contato é 3558-2885 e, em Mariana, 3559-3266. Caso você precise conversar com alguém, ligue para o telefone 188 do CVV.

Confira a reportagem especial produzida por Anna Luiza Perigo e Lucas Miranda sobre o tema suicídio no contexto da saúde mental e as políticas públicas para o enfrentamento das questões que muitas vezes, ainda, são vistas como tabu. Com trabalhos técnicos de Simei Gonderim, a produção foi realizada sob a supervisão do jornalista Gláucio Santos. Arte: Ângelo Queiroz. 

Ouça: O suicídio no contexto da saúde mental - 30/09/2020

Ouça: A depressão no contexto da saúde mental - 01/12/2020

 

Redação: Anna Luiza Perigo.

Últimas notícias

Podcast - O fenômeno das fake news: definição, combate e contexto

12 Janeiro 2021

“ O fenômeno das fake news: definição, combate e contexto ” é o título do artigo científico que deu base à primeira entrevista em vídeo da Rádio Ufop Educativa para o programa Rádio Ciência . O nosso entrevistado, e também um dos autores deste trabalho acadêmico, é o Professor Adjunto de Teoria e Filosofia do Direito e do...

Sistema UFOP participa de projeto internacional de rádio sobre violência contra a mulher

26 Novembro 2020

A ONU declarou 25 de novembro como o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. O problema, reconhecido internacionalmente, ocorre também no Brasil. No nosso país, os casos de violência de gênero assustam. Dados do Banco Mundial indicam que mais de 500 mulheres sofrem algum tipo de violência a cada hora...