skip to content

Ufop Cast lança a segunda temporada da série indígenas

Dia 8 de junho, o UFOP CAST, que é o canal da Universidade Federal de Ouro Preto nas plataformas de streaming, coloca no ar a segunda temporada da série “Indígenas, os Povos Originários do Brasil”. 

Para ouvir, basta acessar seu app preferido, como o Spotify, Deezer, Apple Podcast, Google Podcast, Breaker, Overcast, Radio Public, Castbox, Pocket cast, The podcast app, IHeartradio, Sticher ou Spreaker. Os episódios (15 ao total) serão divulgados sempre às segundas-feiras, a partir das 16h. 

Nesta segunda temporada, intitulada como 2T-Indígenas e as Políticas Públicas, a produção passeia por questões indígenas com interfaces com a educação básica, mobilizações políticas, universidade,  pesquisas científicas e mercado de trabalho. O conteúdo será disponibilizado aqui na guia Podcast e veiculado no Sistema UFOP de Rádio (106.3 fm / Ouro Preto e 105.3 FM / Mariana). Para o dial, a data ainda não foi definida. 

Os 51 episódios da série “Indígenas, os Povos Originários do Brasil” faz parte do projeto “Culturas Indígenas do Brasil”, da Rádio UFOP Educativa.  E quem ainda não ouviu a primeira temporada, 1T-América Portuguesa, trata da invasão portuguesa, dos processos de escravização, dos grupos étnicos e da presença dos indígenas em Minas Gerais, entre outras temas. Ficou interessado? Corre lá nas plataformas digitais para acessá-los. 

 TEMPORADA 2 - Indígenas e as Políticas Públicas

Tema 4: Indígenas e a Educação Básica 

PODCAST 01 - As invisibilidades das culturas indígenas na cultura brasileira

PODCAST 02 - Os indígenas nos livros didáticos                                                                                                                                                                       

PODCAST 03 - Formação escolar dos indígenas

PODCAST 04 - Políticas Públicas e a Lei 11.645/2008

PODCAST 05 - A superficialidade nas comemorações do Dia do Índio

PODCAST 06 - Indígenas e a Ditadura Militar: genocídio e etnocídio

PODCAST 07 - Temas indígenas e a Formação continuada para professores. 

Tema 5: Indígenas e as Mobilizações Políticas  

PODCAST 01 - Criação e atuação da Funai

PODCAST 02 – Atuação da FUNAI e Indígenas na Política Brasileira

PODCAST 03 – O dia Internacional dos Povos Indígenas

Tema 6: Indígenas na Universidade e nas Pesquisas 

PODCAST 01 - Indígenas na Universidade e na Pesquisa

PODCAST 02 - Do lugar de objeto para o protagonismo como pesquisador

PODCAST 03 – Pesquisas sobres os Povos Indígenas na História

Tema 7: Indígenas e o mercado de trabalho

PODCAST 01 - Indígenas e os diversos (novos) papéis sociais

PODCAST 02 - Profissionais de volta aos grupos étnicos

 


Equipe de produção

O trabalho de pesquisa e fundamentação teórica é coordenado pela historiadora Helena Azevedo Paulo de Almeida, com a colaboração e revisão do estudante do curso de História da UFOP, Vitor Amaral, que é bolsista da emissora. A concepção do projeto é de Gláucio Santos. Juntos trabalham nas atividades de pesquisa, roteirização, divulgação multimídia e multiplataforma. Os trabalhos técnicos de captação de áudio, edição e sonoplastia são assinados por Simei Gonderim. Colabora com o projeto o escritor e educador, Ademario Ribeiro, do Povo Payayá.

Gláucio Antônio Santos. Mestre em Educação pela UFOP e estudante de Pedagogia pela mesma instituição. Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Gestão de Conteúdo em Comunicação/Jornalismo. Integra o Grupo de Pesquisa Multiletramentos e Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação da Educação, o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ambos Ufop), o Observatório Laicidade na Educação (OLE), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Grupo de Estudos Mídia, Religião e Cultura (MIRE) da INTERCOM .

Helena Azevedo Paulo de Almeida. Doutoranda pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestre em História pela mesma instituição, onde atua como professora substituta. É pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP), do Grupo de Pesquisa em História, Ética e Política (GHEP/NEHM/UFOP), do Laboratório de Ensino de História (LEHIS/UFOP) e do Laboratório e Grupo de Estudos de História Política e das Ideias (LEHPI/UFES), onde desenvolve pesquisa em História do Ensino de História, Ensino de História e Ensino de História Indígena.

Simei Gonderim. Licenciado em Geografia - IFMG Campus Ouro Preto (2014). Operador de gravação de rádio.

Vitor Ferreira Amaral. Estudante de História da Universidade Federal de Ouro Preto.

Últimas notícias

Podcast - Divulgação Científica no combate ao negacionismo

29 Abril 2021

Você sabe o que é divulgação científica e quais são os desafios de fazer ciência durante a pandemia da covid-19? No segundo episódio do programa Rádio Ciência, nós convidamos a professora Eline Deccache Maia e o professor Luiz Felipe Santoro Dantas . Ela é Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade...

Reportagem: Estudo de Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia da COVID-19

19 Abril 2021

Dura n te a pandemia da covid-19, os alunos da rede pública de ensino de Ouro Preto e Mariana receberam kits de alimentação para complementar as refeições das famílias. A distribuição seguiu as diretrizes da Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009. Ela permite, em caráter emergencial, que o Governo Federal destine recursos do...

Entrevista: consumidoras e o futuro da televisão - Bibiana Stohler

25 Março 2021

Consumo contemporâneo televisivo, a nova geração de consumidoras e o futuro da Televisão são temas abordados no livro da escritora Bibiana Stohler. O mais novo trabalho é intitulado de "Mulheres e Práticas de Consumo: Éthos e mediação de programas Televisivos", lançado pela Editora Appris. Questões sobre as mulheres...