skip to content

Ufop Cast lança a segunda temporada da série indígenas

Dia 8 de junho, o UFOP CAST, que é o canal da Universidade Federal de Ouro Preto nas plataformas de streaming, coloca no ar a segunda temporada da série “Indígenas, os Povos Originários do Brasil”. 

Para ouvir, basta acessar seu app preferido, como o Spotify, Deezer, Apple Podcast, Google Podcast, Breaker, Overcast, Radio Public, Castbox, Pocket cast, The podcast app, IHeartradio, Sticher ou Spreaker. Os episódios (15 ao total) serão divulgados sempre às segundas-feiras, a partir das 16h. 

Nesta segunda temporada, intitulada como 2T-Indígenas e as Políticas Públicas, a produção passeia por questões indígenas com interfaces com a educação básica, mobilizações políticas, universidade,  pesquisas científicas e mercado de trabalho. O conteúdo será disponibilizado aqui na guia Podcast e veiculado no Sistema UFOP de Rádio (106.3 fm / Ouro Preto e 105.3 FM / Mariana). Para o dial, a data ainda não foi definida. 

Os 51 episódios da série “Indígenas, os Povos Originários do Brasil” faz parte do projeto “Culturas Indígenas do Brasil”, da Rádio UFOP Educativa.  E quem ainda não ouviu a primeira temporada, 1T-América Portuguesa, trata da invasão portuguesa, dos processos de escravização, dos grupos étnicos e da presença dos indígenas em Minas Gerais, entre outras temas. Ficou interessado? Corre lá nas plataformas digitais para acessá-los. 

 TEMPORADA 2 - Indígenas e as Políticas Públicas

Tema 4: Indígenas e a Educação Básica 

PODCAST 01 - As invisibilidades das culturas indígenas na cultura brasileira

PODCAST 02 - Os indígenas nos livros didáticos                                                                                                                                                                       

PODCAST 03 - Formação escolar dos indígenas

PODCAST 04 - Políticas Públicas e a Lei 11.645/2008

PODCAST 05 - A superficialidade nas comemorações do Dia do Índio

PODCAST 06 - Indígenas e a Ditadura Militar: genocídio e etnocídio

PODCAST 07 - Temas indígenas e a Formação continuada para professores. 

Tema 5: Indígenas e as Mobilizações Políticas  

PODCAST 01 - Criação e atuação da Funai

PODCAST 02 – Atuação da FUNAI e Indígenas na Política Brasileira

PODCAST 03 – O dia Internacional dos Povos Indígenas

Tema 6: Indígenas na Universidade e nas Pesquisas 

PODCAST 01 - Indígenas na Universidade e na Pesquisa

PODCAST 02 - Do lugar de objeto para o protagonismo como pesquisador

PODCAST 03 – Pesquisas sobres os Povos Indígenas na História

Tema 7: Indígenas e o mercado de trabalho

PODCAST 01 - Indígenas e os diversos (novos) papéis sociais

PODCAST 02 - Profissionais de volta aos grupos étnicos

 


Equipe de produção

O trabalho de pesquisa e fundamentação teórica é coordenado pela historiadora Helena Azevedo Paulo de Almeida, com a colaboração e revisão do estudante do curso de História da UFOP, Vitor Amaral, que é bolsista da emissora. A concepção do projeto é de Gláucio Santos. Juntos trabalham nas atividades de pesquisa, roteirização, divulgação multimídia e multiplataforma. Os trabalhos técnicos de captação de áudio, edição e sonoplastia são assinados por Simei Gonderim. Colabora com o projeto o escritor e educador, Ademario Ribeiro, do Povo Payayá.

Gláucio Antônio Santos. Mestre em Educação pela UFOP e estudante de Pedagogia pela mesma instituição. Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Gestão de Conteúdo em Comunicação/Jornalismo. Integra o Grupo de Pesquisa Multiletramentos e Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação da Educação, o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ambos Ufop), o Observatório Laicidade na Educação (OLE), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Grupo de Estudos Mídia, Religião e Cultura (MIRE) da INTERCOM .

Helena Azevedo Paulo de Almeida. Doutoranda pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestre em História pela mesma instituição, onde atua como professora substituta. É pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP), do Grupo de Pesquisa em História, Ética e Política (GHEP/NEHM/UFOP), do Laboratório de Ensino de História (LEHIS/UFOP) e do Laboratório e Grupo de Estudos de História Política e das Ideias (LEHPI/UFES), onde desenvolve pesquisa em História do Ensino de História, Ensino de História e Ensino de História Indígena.

Simei Gonderim. Licenciado em Geografia - IFMG Campus Ouro Preto (2014). Operador de gravação de rádio.

Vitor Ferreira Amaral. Estudante de História da Universidade Federal de Ouro Preto.

Últimas notícias

Fios de Solidariedade busca construir rede de apoio às mulheres ao longo do ano

22 Outubro 2020

A sétima edição do Projeto Fios de Solidariedade tem como tema “Árvore da Felicidade - Peça felicidade”. Realizado desde 2014 anualmente em outubro, a ação foi criada com o intuito de unir a comunidade acadêmica e a população ouro-pretana na luta contra o câncer de mama , e também restaurar a autoestima de pacientes em...

Reportagem Especial aborda a questão da saúde mental

14 Outubro 2020

De acordo com o Ministério da Saúde, 12 mil pessoas cometem suicídio todos os anos no Brasil. Portanto é de extrema importância que sejam estabelecidos diálogos sobre o assunto, o que deve ser feito com muito acolhimento e, principalmente, sem julgamentos. Ajudar aqueles se encontram em quadro depressivo pode ser feito de...

Professores e especialistas analisam a volta às aulas em Minas Gerais

8 Outubro 2020

Com a proposta de retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas em Minas Gerais, por decisão do Governo do Estado, a Rádio UFOP Educativa ouviu profissionais da educação e da saúde para analisarem essa iniciativa do poder público e possíveis implicações na saúde da população. Dentre as pessoas ouvidas estão...