skip to content

Culturas Indígenas do Brasil

Podcast Indígenas, os Povos Originários do Brasil

Projeto Culturas Indígenas do Brasil é uma ação educativa da Rádio UFOP 106.3 FM, da cidade de Ouro Preto/MG, por meio da Central de Comunicação Público-Educativa da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com a Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (FEOP). Sem fins comerciais, a proposta educativa busca a valorização das culturas indígenas no contexto brasileiro. Os eixos de trabalho do projeto são a produção de conteúdo para a divulgação multimídia e multiplataforma e a proposição de apoio pedagógico para professores da educação básica.

As produções tiveram início no dia 21 de maio de 2018. Na época, a Rádio UFOP intentava produzir artes visuais para divulgar nas mídias sociais sobre as culturas indígenas de Minas Gerais. Para que houvesse diálogo entre a proposta comunicativa e os povos indígenas, a emissora convidou a professora e historiadora Helena Azevedo Paulo de Almeira para orientar a produção daqueles materiais. Ao aceitar a proposta, a docente foi convidada no dia seguinte para escrever microtextos de até 350 palavras sobre temas relacionados a etnias, livros didáticos e divindades.  

Diante desse contexto surge a Série: Indígenas, Povos Originários do Brasil que propõe reflexões acerca dos Povos Originários do Brasil buscando apresentar as diversas culturas existentes, sempre em dialógo com educadores e outros profissionais indígenas, o que garante um trabalho construído de forma colaborativa entre não indígenas e indígenas. Nesta fase, o escritor e pedagogo, Ademario Ribeiro, do Povo Payayá, se torna colaborador da produção, oferecendo sugestões, críticas e reflexões a partir do episódio piloto do Podcast de n. º01 - "Povos Indígenas: originários na América Portuguesa".

Como participar?

Os indígenas interessados em participar voluntariamente poderão entrar em contato pelo whatsapp (31) 9 8740-2436 ou conteudo.radio@ufop.edu.br. Outra possibilidade é o Grupo de Colaboradores Indígenas, que pode ser acessado pela ágina facebook.com/indigenaspovosoriginariosdobrasil. 

A iniciativa contemplas as seguintes ações: 

A) Série: Indígenas, Povos Originários do Brasil 

São 52 podcasts divididos em 3 grandes áreas, a partir de 11 subtemas. Escrita e apresentada pela historiadora Helena Azevedo Paulo de Almeida, a série propõe reflexões a partir da história e da historiografia. Durante os podcasts, a docente apresenta panoramas sobre determinados temas e oferece sugestões de leituras de livros, artigos científicos, filmes ou músicas como forma de oferecer ao internauta/ouvinte maior possibilidade de estudo sobre as questões abordadas. A perspectiva metodológica de trabalho é a comunicação pública científica e a educação não formal por meio do rádio. 

B) Série: Vozes dos Povos Originários do Brasil 

A produção busca ouvir indígenas para que apresentem suas reflexões e compreensão sobre as mesmas 11 temáticas abordadas pela pesquisadora. O escritor Ademario Ribeiro, do Povo Payayá, que cursou Pedagogia na UFOP e foi tutor e professor do Curso Culturas e História dos Povos indígenas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFOP), se coloca como importante colaborador no contato com outros parentes (identificação utilizada pelos indígenas para se referir aos diversos grupos étnicos). Aos poucos uma rede de contato é constituída pelos próprios indígenas que acolhem a proposta de produção e passam a divulgar a iniciativa da Rádio UFOP. Importante colaboração também é dada pelo Grupo Cultural Walê Fulni-ô, de Águas Belas (PE), com a disponibilização de trilhas sonoras e fotografias. Nesta série, a perspectiva é a divulgação dos saberes indígenas garantindo nas produções que haja espaço para o protagonismo dos representantes dos Povos Originários do Brasil.

C) E-book

Lançamento de e-book com os roteiros dos programas produzidos com base historiográfica.

D) Artes Visuais

Criação de artes visuais sobre as culturas indígenas (impresso e digital).

E) Facebook.com/indigenaspovosoriginariosdobrasil 

Divulgação de informações relacionadas à pesquisas, notícias e saberes indígenas. 

Equipe de produção

O trabalho de pesquisa e fundamentação teórica é coordenado pela historiadora Helena Azevedo Paulo de Almeida, com a colaboração e revisão do estudante do curso de História da UFOP, Vitor Amaral, que é bolsista da emissora. A concepção do projeto é de Gláucio Santos. Juntos trabalham nas atividades de pesquisa, roteirização, divulgação multimídia e multiplataforma. Os trabalhos técnicos de captação de áudio, edição e sonoplastia são assinados por Simei Gonderim. Colabora com o projeto o escritor e educador, Ademario Ribeiro, do Povo Payayá.

Gláucio Antônio Santos. Mestre em Educação pela UFOP e estudante de Pedagogia pela mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI/UFOP) e o Grupo de Estudos Mídia, Religião e Cultura (MIRE) ligado ao Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo. Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Gestão de Conteúdo em Comunicação/Jornalismo.

Helena Azevedo Paulo de Almeida. Doutoranda pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestre em História pela mesma instituição, onde atua como professora substituta. É pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP), do Grupo de Pesquisa em História, Ética e Política (GHEP/NEHM/UFOP), do Laboratório de Ensino de História (LEHIS/UFOP) e do Laboratório e Grupo de Estudos de História Política e das Ideias (LEHPI/UFES), onde desenvolve pesquisa em História do Ensino de História, Ensino de História e Ensino de História Indígena.

Simei Gonderim. Licenciado em Geografia - IFMG Campus Ouro Preto (2014). Operador de gravação de rádio.

Vitor Ferreira Amaral. Estudante de História da Universidade Federal de Ouro Preto.

 

Confira: Rádio UFOP inicia série de atividades de valorização dos Povos Indígenas

Redação: Gláucio Santos

Últimas notícias

Fios de Solidariedade busca construir rede de apoio às mulheres ao longo do ano

22 Outubro 2020

A sétima edição do Projeto Fios de Solidariedade tem como tema “Árvore da Felicidade - Peça felicidade”. Realizado desde 2014 anualmente em outubro, a ação foi criada com o intuito de unir a comunidade acadêmica e a população ouro-pretana na luta contra o câncer de mama , e também restaurar a autoestima de pacientes em...

Reportagem Especial aborda a questão da saúde mental

14 Outubro 2020

De acordo com o Ministério da Saúde, 12 mil pessoas cometem suicídio todos os anos no Brasil. Portanto é de extrema importância que sejam estabelecidos diálogos sobre o assunto, o que deve ser feito com muito acolhimento e, principalmente, sem julgamentos. Ajudar aqueles se encontram em quadro depressivo pode ser feito de...

Professores e especialistas analisam a volta às aulas em Minas Gerais

8 Outubro 2020

Com a proposta de retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas em Minas Gerais, por decisão do Governo do Estado, a Rádio UFOP Educativa ouviu profissionais da educação e da saúde para analisarem essa iniciativa do poder público e possíveis implicações na saúde da população. Dentre as pessoas ouvidas estão...