PodCast Diálogos com a Educação - Multiletramentos e as Tecnologias Digitais

Rosângela Magalhães, Gabriela Mendes, Hércules Toledo

No Podcast Diálogos com a Educação desta sexta-feira (07/06), vamos conhecer o Grupo de Pesquisa “MULTDIC - Multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação”. A nossa conversa será com o líder do MULTDIC, o  Professor Dr. Hércules Tolêdo Corrêa que é associado ao Centro de Educação Aberta e à Distância da UFOP. Ele conta com vasta experiência em Multiletramentos, Letramento Literário, Letramento Digital e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Participa também a professora e doutoranda em Educação, Rosângela Magalhães, que é integrante do grupo de pesquisa.

“O termo letramento surge no momento em que os estudos ligados à alfabetização e a escrita passam a ser pensados não apenas no âmbito cognitivo e educacional, mas também no âmbito social. Surge no momento em que a sociologia e a antropologia vão se debruçar sobre essas práticas sociais de leitura e escrita,” explica o professor Hércules Tolêdo. O pesquisador destaca que um pouco mais tarde, quando os estudiosos percebem que essa práticas são múltiplas e diversas, surge o termo multiletramentos.

Ouça:

Roteiro, Produção, Texto: Gabriela Morais e Gláucio Santos / Reportagem: Gabriela Mendes / Edição e sonoplastia: Simei Gonderim /
Fotografia e Supervisão de radiojornalismo: Gláucio Santos /  Gabriela Morais é estudante de Letras da UFOP e atua como bolsista nos processos formativos da emissora.

1ª Temporada

Ep 01. Estereótipos indígenas, formação de professoras e o espaço escolar - 17/05

Ep.02. Ações da UFOP com a escola pública  - 24/05

Ep.03Pibid, a formação de professoras e as escolas públicas - 31/05