skip to content

COVID-19: Segurança Alimentar e Nutricional na pandemia

Estudo de Segurança Alimentar e Nutricional na pandemaia da COVID-19.

Durante a pandemia da covid-19, os alunos da rede pública de ensino de Ouro Preto e Mariana receberam kits de alimentação para complementar as refeições das famílias. A distribuição seguiu as diretrizes da Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009. Ela permite, em  caráter emergencial, que o  Governo Federal destine recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar para distribuição de gêneros alimentícios para famílias de alunos matriculados na rede pública de ensino. 

A partir disso, a Escola de Nutrição (ENut) da Universidade Federal de Ouro Preto desenvolveu uma pesquisa com o nome  “Estudo de Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia da COVID-19”. A análise foi feita com base em entrevistas com as famílias dos alunos das escolas públicas de Ouro Preto e Mariana para saber sobre a rotina da alimentação e quais impactos ela sofreu durante o isolamento social. 

Em reportagem para a Rádio UFOP Educativa, entrevistamos a professora do Departamento de Nutrição Clínica e Social da UFOP,  Raquel de Deus Mendonça, responsável pelo projeto. “ A pesquisa foi pensada com a finalidade de acompanharmos as famílias dos estudantes da rede municipal de Ouro Preto e Mariana para conhecermos a situação da segurança alimentar dessas famílias, e assim termos dados indicativos para oferecer uma devolutiva para prefeitura de acompanhamento desses casos” disse Raquel. 

A Reportagem também entrevistou a Secretária Adjunta de Educação de Ouro Preto, Deborah Etrusco, para falar sobre a distribuição de kits alimentares no município.  Além de Leidiane Marques, que tem dois filhos que estudam em escola pública em Mariana, para falar sobre os alimentos oferecidos pelas escolas. 

Com produção do repórter Alex Sander Xexéu e direção de Luana Viana, confira a reportagem.