skip to content

Podcast Rádio Ciência

OUÇA A PROGRAMAÇÃO AO VIVO /

Rádio Ciência surge em 2018 na Rádio Ufop Educativa como proposta de divulgação da ciência produzida na Universidade Federal de Ouro Preto e em outras instituições públicas do país. Desta forma, busca-se ampliar as ações da emissora neste campo, o que ocorre desde a sua fundação em 1998. 

Para este fim, inicialmente a ideia era produzir reportagens e entrevistas de estúdio. Com a chegada da pandemia da Covid-19, o formato foi modificado e passou a contar com conteúdos em vídeo divulgados nas redes sociais da emissora, com aproveitamento do áudio para os tocadores de podcast.

Seja no rádio (ouça ao vivo), nos tocadores de podcasts, no YouTube, ou em diferentes plataformas, o objetivo do #radiociencia é apenas um: levar ao público conteúdo de qualidade de forma que a produção científica do nosso país esteja mais acessível e seja reconhecida no cotidiano da população. Para conhecer os podcasts, clique no título da mídia correspondente. 


70. Panoroma Mostra De Profissões da UFOP 2023 ÁUDIO .

Está é a ultima edição do Rádio Ciência.

Chegamos hoje à edição de número 70 deste programa que acolheu tantas entrevistas especiais ao longo do tempo.

Por 70 vezes, a equipe da Rádio UFOP buscou cumprir essa missão tão importante de divulgar ciência para a comunidade universitária e também para todos os ouvintes em Mariana, Ouro Preto e região.

Não temos a menor dúvida de que este foi um ciclo marcante para a nossa emissora, mas chegou o momento de encerrar essa jornada que trilhamos junto ao Rádio Ciência.  

E para encerrar o ciclo do programa com chave de ouro, trazemos uma cobertura especial sobre a 13°mostra de profissões da UFOP, que ocorreu no dia 17 de junho de 2023.

69.  Cobertura Ao Vivo da 13º Mostra de profissões da UFOP 2023 ÁUDIO 

O Rádio Ciência desta semana é especial. No dia 17 de junho, a equipe da Rádio UFOP realizou uma cobertura ao vivo da 13ª Mostra de Profissões, no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. Ao longo de toda a tarde daquele sábado festivo, os repórteres Danilo Nonato, Elis Cristina, Patrícia Consciente e Pedro Ludwig realizaram o Rádio Ciência ao vivo com a apresentação de Simei Gonderim nos estúdios da Rádio UFOP. Eles trouxeram vários detalhes do evento e fizeram algumas entrevistas ao longo da mostra. Confira como foi.

68.Reportagem "(RE)Existência LGBTQIAP+ na Escola: Relatos Humanizados sobre violência de gênero e diversidade sexual no ambiente escolar".ÁUDIO 

Neste episódio do rádio ciência o nosso convidado é o mestrando do programa de pós-graduação em comunicação da UFOP, Carlos Augusto Júnior, que teve sua reportagem, intutulada "RE(Existência) LGBTQIAP+ na escola: Relatos humanizados sobre violência de gênero e diversidade sexual no ambiente escolar", premiada pela Jeduca, a Associação de Jornalistas em Educação, o conteúdo foi apresentado como trabalho de conclusão de curso no Departamento de Jornalismo em 2021. 

67.Insônia - Poema. ÁUDIO 

Nesta edição do Rádio Ciência, o bolsista e repórter da Rádio UFOP, Pedro Nunes, conversou com o Escritor, Jornalista e ex-aluno do curso de Arte Cênicas da UFOP Éverlan Stutz autor do poema "Insônia”, que foi selecionado para Coletânea Poesia BR 2023. Neste programa você confere todos os detalhes dessa contribuição.

66.Contribuição da extensão universitária na formação em Educação Física. .  ÁUDIO 

Neste episódio a jornalista Elis Cristina entrevista um dos autores do estudo intitulado "Contribuição da extensão universitária na formação em Educação Física" o estudante, Ígor Henrique da Costa. O estudo foi citado no capítulo “O ensino, a pesquisa e a extensão no Ensino Superior”, do livro Preparação Pedagógica: concepções para a prática educativa no Ensino Superior. E nesse programa vamos saber mais detalhes dessa importante contribuição.

65."Onde as Paredes Falam" .  ÁUDIO 

Nesta edição do Rádio Ciência da Rádio UFOP, o estudante do curso de Jornalismo e bolsista Pedro Nunes entrevistou a aluna do curso de Artes Cênicas da UFOP, responsavél pelo roteiro do filme " Onde as Paredes Falam"

64.Comunication to change(projeto).  ÁUDIO 

Nesta edição de Rádio Ciência a repórter da Rádio UFOP, Elis Cristina entrevistou a jornalista e mestre em comunicação, Sandra Roza uma das líderes do projeto"comunication to Change". Sandra juntamente com a jornalista e mestranda em comunicação Marcelle Chagas, tiveram o projeto selecionado pelo programa global  da fundação Clinton de 2023. Nesta edição vamos conhecer o projeto e entender mais sobre a iniciativa. Aperte o play e saia mais.

63.E assim que o fim se torna o início"”  ÁUDIO

Nesse episódio a Jornalista Elis Cristina e a bolsista da Rádio UFOP, Jennifer Santos, entrevistam o aluno do curso de jornalismo e autor do curta-metragem "É assim que o fim se torna o início", Anthony Christian Fernandes. O curta levou o prêmio de melhor obra internacional documental no festival de cinema Point of u em Bruxelas na Bélgica. Aperte o play e ouça todos os detalhes da produção desse trabalho!!

62.“20 anos da Lei 10.639/03: o que temos para comemorar?”  ÁUDIO

Neste episódio vamos falar sobre os 20 ANOS DA LEI 10.639 que entrou em vigor em 2003 e alterou as Diretrizes da Educação, tornando obrigatória a inclusão da temática “história e cultura afro-brasileira” na grade curricular do ensino fundamental e médio em todo país.

61."Sentidos de pertencimento e identidade cultural: Repúblicas Estudantis de Ouro Preto e o patrimônio imaterial”  ÁUDIO

Neste episódionós vamos entrevistar o autor do livro “sentidos de pertencimento e identidade cultural: repúblicas estudantis de ouro preto e o patrimônio imaterial”. A obra é de autoria, do historiador formado pela a UFOP, Otávio Luiz Machado. Saiba todos os detalhes, aperte o play!!

60."Elos Traduzindo o intraduzível”  ÁUDIO

Nesse episódio os repórteres Henrique Chiapini e Jeniffer Santos entrevistam a ex-aluna do curso de jornalismo, Cintia Soares autora do documentário "Elos: Traduzindo o Intraduzível", e o editor de vídeo Juan Vieira que realizou a montagem e a trilha sonora do documentário. A produção é fruto do trabalho de conclusão de curso da Cintia em que a temática aborda “Os processos de inclusão social e afetividade que envolvem pessoas com deficiência e seus familiares”.

59."Cuidados que transformam: Aprendizagens na atenção à saúde de pessoas trans e travestis em Minas Gerais”  ÁUDIO

Neste episódio, a Jornalista Elis Cristina e a estudante de Direito da UFOP, Jennifer Santos entrevistam os autores da obra "Cuidados que transformam: aprendizagens na atenção à saúde de pessoas trans e travestis em MG."A obra se inscreve no campo de discussão sustentado pelo o Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (NISC-EMED-UFOP), grupo que se dedica a desenvolver ações de pesquisa e de extensão em torno de questões relacionadas às sexualidades e aos gêneros no contexto das práticas em saúde.Nela, relatos de experiências de cuidado voltado para pessoas trans no território mineiro refletem não só o compromisso das autoras e dos autores com o diálogo interdisciplinar nos processos de formação de profissionais de saúde, mas também o desejo de construção de realidades menos violentas nas quais as diferenças possam, de fato, circular.

58.Regiões resilientes no Brasil: Descobrindo os Efeitos da Covid-19 numa perspectiva socioeconômica. ÁUDIO

Neste episódio do Rádio Ciência os repórteres, Henrique Chiapini e Jennifer Santos entrevistam uma das autoras do artigo intitulado "Regiões resilientes no Brasil: Descobrindo os Efeitos da Covid-19 numa perspectiva socioeconômica”, a professora do Programa de Pós-Graduação em economia aplicada do Departamento de Ciências Econômicas, Fernanda Faria Silva, que faz parte do grupo de estudos em resiliência econômica regional, e que ajuda a entender as melhores formas econômicas para o nosso território. Aperte  o Play e ouça agora!

57.Sexualidade e educação: debates sobre o discurso pedagógico e emergência do diálogo em ambiente escolar. ÁUDIO

Neste episódio do Rádio Ciência, o Henrique Chiapini entrevista o mestre em Educação pela UFOP, Guilherme Soares, autor da dissertação "Sexualidade e Educação: Debates sobre o discurso pedagógico e emergência do diálogo em ambiente escolar". A pesquisa buscou investigar como o discurso pedagógico opera com a sexualidade e com as diversidades sexuais no ambiente escolar brasileiro. Deste modo, foi possível reconhecer que a sexualidade é um campo de disputas no cenário educacional onde, de um lado o discurso pedagógico atua, em boa medida, pela manutenção da cisheteronormatividade e de outro lado os/as estudantes que interrogam ou acolhem este discurso. Ouça todos os detalhes no Rádio Ciência!!

56.“Terapêutica, de inclusão e de impacto de desenvolvimento sustentável: Projeto ProChi”   ÁUDIO

Neste episódio do programa Rádio Ciência, o repórter Danilo Nonato, entrevista, Laene Abreu Schreiber, estudante do curso de medicina, da Universidade Federal de Ouro Preto, a qual faz parte do projeto ProChi medalhista Ouro no quesito: “Terapêutica, de inclusão e de impacto de desenvolvimento sustentável”.

55.“Meios de Comunicação e Memória em Andreas Huyssen   ÁUDIO

Neste episódio do programa Rádio Ciência, o repórter Antônio Alex do curso Ciência da Computação, entrevista, Letícia Maciel, Doutorando em Teoria da História e Historiografia , Linha  1: Poder, Espaço e Sociedade, pela Universidade Federal de Ouro Preto, a qual é autora da pesquisa “Meios de Comunicação e Memória em Andreas Huyssen”. No bate-papo é discutido como que o passado e o presente influenciam nas criações de nossas memórias, seus impactos e, como que historicamente os meios de comunicação passou a deter o poder em influenciá-las.

54.Sala de aula invertida e o ensino de Parasitologia   ÁUDIO

No momento em que se observa uma necessidade de atualização nas práticas pedagógicas docentes, principalmente no que diz respeito às metodologias utilizadas em sala de aula, é importante a escolha de estratégias e recursos didáticos que incentivem a aprendizagem, para que os alunos reconheçam a importância da ciência em seu cotidiano. No episódio de hoje da Rádio Ciência vamos conhecer o trabalho intitulado “Sala de aula invertida e o ensino de parasitologia: mediação utilizando uma plataforma digital” e para falar sobre a iniciativa a nossa convidada é a Mestra em ensino de Ciências e Professora de Ciências e Biologia, Priscilla Neto Ferreira.

53.Aproveitamento da Lama de Rejeitos ÁUDIO

Neste episódio do programa Rádio Ciência, os repórteres Antônio Alex do curso Ciência da Computação e Henrique Chiapini do curso de Jornalismo, entrevistam Ricardo Adré Fiorotti Peixoto, doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), o qual é autor da pesquisa “Aproveitamento da Lama de Rejeitos da Mineração”, no qual aborda o aproveitamento do minério da lama das barragens para diversos aspectos de infraestrutura a sociedade, projeto este que vocês conseguem ficar por dentro de tudo pelas redes sociais @gruporeciclos ou pelo site reciclos.ufop.br.

52.Farinha do Grilo Preto ÁUDIO

Neste episódio do programa Rádio Ciência, o repórter Antônio Alex do curso Ciência da Computação, entrevista, Rafael Ribeiro Soares Araújo, Doutorando em biotecnologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, a qual é autor da pesquisa “Qualidade Nutricional Biológica da Proteína da farinha do Grilo Preto (Gryllus Assimilis) e das Suplementações com Metionina e Farelo de Trigo.”

51.RESULTADOS AGUDOS DA INALAÇÃO DE FUMAÇA DE CIGARRO E AEROSSOL DE CIGARRO ELETRÔNICO EM UM MODELO MURINO ÁUDIO

Neste episódio do Rádio Ciência, vamos conhecer o estudo faz parte de pesquisas relacionadas à exposição à fumaça de cigarro, que tem mais de 12 anos, e produção de diversos artigos científicos, bem como dissertações e teses concluídas nos programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e em Saúde e Nutrição da UFOP.

50.O TRABALHO PRESENCIAL VERSUS O TREINAMENTO ONLINE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM PROJETO DE EXTENSÃO DE GINÁSTICA DA UFOP ÁUDIO

 

 

No episódio desta semana do Rádio Ciência, o repórter Henrique Chiapini entrevistou o aluno Igor Henrique da Costa e a professora Lenice Becker, a fim de conhecer o projeto desenvolvido por eles, intitulado “o treinamento presencial versus o treinamento online na promoção da saúde em um projeto de extensão de ginástica”, que foi eleito o melhor trabalho do 5º Simpósio de Atividade Física e Saúde em Ribeirão Preto, São Paulo. Ouça e entenda todos os detalhes desta excelente produção vinda da Escola de Educação Física da UFOP!

49.Projeto "Como eu me sinto". ÁUDIO

A Equipe da Rádio Ciência entrevistou a aluna Ana Maria Costa Ladeira, bolsista do projeto "Como eu me sinto" que é um projeto vinculado a PRACE UFOP para desenvolvimento pessoal, que tem como objetivo convidar os alunos para conversar sobre a vida acadêmica, desafios pessoais e outro assuntos, em uma roda de conversa. Ouça mais sobre o projeto na entrevista!

48ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PEDESTRES EM RELAÇÃO ÀS CONDIÇÕES DE DESLOCAMENTO A PÉ EM OURO PRETO(MG) ÁUDIO

A Prefeitura de Ouro Preto lançou, o programa de avaliação da balneabilidade de áreas recreativas de Ouro Preto: rios, cachoeiras e lagos. A equipe do programa Rádio Ciência, aqui da rádio UFOP, conversou com o professor ANÍBAL DA FONSECA SANTIAGO, que coordena a iniciativa. Ouça na entrevista!

47.CORAÇÃOZINHO DE OURO PRETO ÁUDIO

No episódio desta semana do Rádio Ciência, os repórteres Henrique Chiapini e Antônio Alex entrevistaram o professor da Escola de Medicina da UFOP e doutorando do programa de pós-graduação em Saúde e Nutrição, Thomás Viana de Souza, que abordou sobre o projeto "Coraçãozinho Ouro Preto". Ouça e fique por dentro de todos os detalhes do projeto, porque está imperdível!

46.AVALIAÇÃO EMOCIONAL DE IMAGENS DE ALIMENTOS IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE PÚBLICA. ÁUDIO

No episódio desta semana do Rádio Ciência, os repórteres Henrique Chiapini e Antônio Alex entrevistaram a doutoranda Bruna Mota, graduada em Nutrição pela UFOP e mestre em Saúde e Nutrição pelo programa de pós-graduação em Saúde e Nutrição também pela UFOP. Ouça mais! Ouça na entrevista!

45.CAMPEONATO MUNDIAL DE STORYTELLING NA TURQUIA. ÁUDIO

O Rádio Ciência desta semana recebeu a Bárbara Paiva, aluna do mestrado da UFOP e campeã mundial de Storytelling, evento que aconteceu na Turquia. Neste episódio, a engenheira ambiental falou sobre o "Aqualux", projeto inovador que a premiou no campeonato. Ouça na entrevista!

44.Pesquisa Científica de Análise de Balneabilidade de águas de lagos e cachoeiras. ÁUDIO

A Prefeitura de Ouro Preto lançou, o programa de avaliação da balneabilidade de áreas recreativas de Ouro Preto: rios, cachoeiras e lagos. A equipe do programa Rádio Ciência, aqui da rádio UFOP, conversou com o professor ANÍBAL DA FONSECA SANTIAGO, que coordena a iniciativa. Ouça na entrevista!

43.Rádio Ciência.EP#43.O debate sobre gênero e sexualidade na formação do Jornalistas. ÁUDIO

Neste episodio, os repórteres conversaram com os autores do artigo "O debate sobre gênero e sexualidade na formação do Jornalistas", os professores do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP,  Felipe Viero Kolinski  e  Kerina Gomes Barbosa. No artigo são relatadas experiências individuais e coletivas ampliando reflexões que percorrem todo o período de aprendizado dos estudantes.  Ouça agora!

42.A Branquitude e o ensino superior: reflexos e desafios na docência. VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, os repórteres Sara Lambert e Samuel Reis entrevistam a autora da dissertação “A branquitude e o ensino superior: reflexos e desafios na docência”, Adelina Malvina Barbosa Nunes, e a orientadora da pesquisa, Margareth Diniz.O artigo trata sobre o conceito de raça, os reflexos da branquitude presentes na docência de ensino superior e as contribuições da Psicologia e da Psicanálise brasileira nos estudos sobre o tema das relações étnico-raciais e da psique.

41.Linguagem como mandinga: popuação negra e periférica reinventando epistemologias. VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, o estudante de Direito Samuel Reis entrevista Kassandra da Silva Muniz, Pós-doutora em Linguística Aplicada à Educação pela UNB. Doutora pela Unicamp na área de Linguística Aplicada à Educação e Estudos Culturais. Mestre na área de Linguística Textual também pela Unicamp. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.

A entrevistada é autora do capítulo “Linguagem como mandinga: população negra e periférica reinventando epistemologia” publicado em 2021, no Livro “CULTURA POLÍTICA NAS PERIFERIAS estratégias de reexistência”. O estudo trata das mandingas do povo negro periférico como forma de expressão da sua cultura, da sua ancestralidade.

40.LGBT de periferia: resistência, luta e empoderamento. ÁUDIO

Neste episódio do programa Rádio Ciência, as repórteres Milena Silva e Lais Maria entrevistam o doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),  Aleone Rodrigues Higidio.   Aleone é bolsista integrante do INSURGENTE: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Redes Textuais, da UFMG. Ele é autor da monografia “LGBT de periferia: resistência, luta e empoderamento''. Seu trabalho é um documentário sobre gays e lésbicas que residem em um bairro da periferia social de Mariana (MG). O curta-metragem coloca em pauta a não-representatividade de LGBTs de periferia no debate político, restrito a acadêmicos e grupos privilegiados, alimenta o desejo de mostrar quais são as similaridades e diferenças entre as suas reivindicações.

39. Epistemologia e Educação Étnico-Racial: Análise dos Manuais Didáticos do Ensino Fundamental de Mariana-MG ÁUDIO | VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência os repórteres Enzo Macedo e Yasmim Paulino entrevistaram o professor e pesquisador Marcelo Donizete da Silva, autor do artigo "Epistemologia e Educação Étnico Racial: Análise dos Manuais Didáticos do Ensino Fundamental de Mariana-MG". O trabalho propõe analisar os materiais didáticos de História do Brasil e Língua Portuguesa que são utilizados em escolas de ensino fundamental na cidade de Mariana.

38. Trabalho Preto, Instituições brancas ÁUDIO | VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência os repórteres Alexandre Coelho e Yasmim Paulino entrevistaram o pesquisador Marco Túlio Corraide, e sua orientadora, Flávia Souza Máximo, autores do artigo "Trabalho Preto, Instituições Brancas: A pessoalidade racializada na relação de emprego no Brasil". A publicação apresenta discussões sobre as relações de trabalho entre instituições da nossa dita democracia brasileira e os cidadãos negros.

37. O processo de elaboração das Fake News no jornalismo ÁUDIO | VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência as repórteres Milena Silva e Yasmim Paulino entrevistaram o pesquisador Luis Ricardo Goulart Huttner, autor do artigo "É fake news ? Como elementos do jornalismo são utilizados na elaboração de notícias falsas". O trabalho é uma análise de como alguns elementos do jornalismo se fazem presentes em possíveis notícias falsas.

36. População Negra e Civilização: uma análise a partir da obrigatoriedade escolar em Minas Gerais ÁUDIO | VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, o repórter Enzo Teixeira entrevista Marcus Vinícius Fonseca, autor do artigo “População Negra e Civilização: uma análise a partir do estabelecimento da obrigatoriedade escolar em Minas Gerais". O trabalho discute o processo de estabelecimento da obrigatoriedade escolar e a relação entre o perfil racial da população e a ideia de civilização que orientou o processo de construção da educação.

35. Sobre o tempo livre na era do teletrabalho ÁUDIO

Neste episódio do Rádio Ciência, os repórteres Sara Lambert e Enzo Teixeira entrevistam Carolina Machado Saraiva, Jussara Jéssica Pereira e Jane Kelly Dantas Barbosa. As entrevistadas são autoras do artigo “Sobre o tempo livre na era do teletrabalho”. O trabalho traz a proposta de refletir, à luz da teoria crítica, sobre o tempo livre e as possíveis ambiguidades no exercício do teletrabalho.

34. "Você não tem o perfil dessa vaga": Padrões de beleza, gênero e relações de trabalho ÁUDIO | VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, as repórteres Laís Maria e Yasmim Fuscaldi entrevistam Yuri Alexandre Estevão-Rezende e a professora Dra. Kerley dos Santos Alves. Os entrevistados são autores do artigo “Você não tem o perfil dessa vaga”: Padrões de beleza, gênero e relações de trabalho, que  se trata de um estudo de caso realizado no setor de eventos em Ouro Preto e envolve discussões sobre relações de trabalho e padrões de beleza.

33. Ensino e Florescimento Humano ÁUDIO | VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, o estudante de Direito Samuel Reis e o repórter Enzo Teixeira entrevistam Desidério Orlando Figueiredo Murcho. O entrevistado é autor do artigo “Ensino e florescimento humano” publicado pela Revista Sísifo em maio de 2019. O estudo trata da importância e das dificuldades que têm o ensino para o florescer dos talentos e conhecimento humano.

32. Cartilha COVID-19 - Repercussões socioeconômicas de viroses: um novo olhar sobre medidas preventivas ÁUDIO VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, os estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, Alexandre Coelho Melo e Yasmim Paulino entrevistam dois pesquisadores representantes da Cartilha COVID-19, intitualada Repercussões socioeconômicas de viroses: um novo olhar sobre as medidas preventivas. Os convidados são a doutora e pesquisadora em Biotecnologia da UFOP, Cyntia Silva Ferreira e o bacharel em Ciências Econômicas e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá, professor Victor Valerio. A iniciativa é uma proposta de atualizar a população sobre a importância das medidas preventivas no contexto socioeconômico de uma pandemia como a da COVID-19. 

31. Uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade Federal de Ouro Preto  ÁUDIO VÍDEO

 

 

Neste episódio do Rádio Ciência, os repórteres Alexandre Coelho e Yasmim Paulino entrevistam o servidor técnico administrativo da UFOP Tiago Teuber Marques, autor da dissertação de mestrado “Uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade Federal de Ouro Preto” e seu orientador, o professor Breynner Ricardo de Oliveira. A pesquisa analisa a implementação e os efeitos do Programa Ciência sem Fronteira (CsF) no processo de internacionalização da UFOP e se orientam pelo cenário político no momento da elaboração do Programa CsF para entender o modelo de política pública proposto.

30. Populismo midiático: exploração midiática da criminalidade e a espetacularização do crime ÁUDIO | VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, o estudante de Direito Samuel Reis entrevista a pesquisadora Paula D’ovana Simplicio Honorio Filho e o professor Dr. André De Abreu Costa, autores do artigo "Populismo midiático: exploração midiática da criminalidade e a espetacularização do crime”. O trabalho trata sobre a influência da grande mídia na difusão de discursos punitivistas advindos de seus telejornais, além da propagação de um sentimento de insegurança que o noticiário criminalístico em excesso traz às pessoas.

29. Fake News e Desinformação: Como os veículos de comunicação se articulam ÁUDIO I VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, o repórter Alexandre Coelho dá continuidade a série Fake News e Desinformação em uma conversa sobre como os veículos de comunicação articulam internet e as eleições. A entrevista foi feita em 2020 com a pesquisadora Camila Mont’Alverne, pós-doutora pela Reuters Institute for the Study of Journalism, na Universidade de Oxford, doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, com estágio sanduíche de doutorado na Universidade da Antuérpia na Bélgica. Além disso, é integrante do PONTE, Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia e atua na área de Comunicação e Ciência Política, com publicações sobre Jornalismo Político, Internet e Eleições.

28. Para além das fronteiras: Trajetórias, vivências e perspectivas dos estudantes PEC-G na UFOP ÁUDIO VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, os repórteres Luis Felipe Fonseca Campioto e Alexandre Coelho entrevistam as pesquisadora Joseane Mendes Teixeira e Rosa Maria da Exaltação Coutrim, autoras da pesquisa "Para além das fronteiras: Trajetórias, vivências e perspectivas dos estudantes PEC-G na UFOP”. O trabalho trata das experiências de aunos estrangeiros que ingressaram na UFOP pelo Programa Estudante Convênio de Graduação ou PEC-G. 

27. O abuso do Direito de Propriedade Privada, o Patrimônio Cultural e as Mineradoras em Minas Gerais ÁUDIO VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, os repórteres Alexandre Coelho e Samuel Reis entrevistam o pesquisador Dr. Carlos Magno de Souza Paiva e Laura Dias Rodrigues de Paulo. Os convidados são autores do artigo “O abuso de direito de propriedade privada em áreas de mineração, sua relação com comunidades vulneráveis afetadas e os impactos ao patrimônio cultural”. O tema do trabalho é o abuso de direitos das empresas mineradoras sobre determinadas comunidades quando não prestam a devida assistência às populações impactadas pela exploração e beneficiamento de minério. 

26. Desenvolvimento de jogos educativos e pedagógicos para crianças  ÁUDIO

Neste episódio do Rádio Ciência, o repórter Alexandre Coelho conversa com os pesquisadores Eduardo Mognon Ferreira e a Dra. Márcia Ambrósio, autores do livro "O uso dos jogos de tabuleiro e do e-portfólio do corpo brincante no processo educativo”. O trabalho dá o pontapé inicial para a discussão sobre a importância de formas alternativas de aprendizagem como o desenvolvimento de jogos educativos. 

25. A acessibilidade como prática de inserção social do público no patrimônio cultural: obstáculos e incompatibilidades em Ouro Preto: ÁUDIO 

Neste episódio do Rádio Ciência, os repórteres Alexandre Coelho e Laís Maria entrevistam a pesquisadora Raissa de Keller e Costa, autora do artigo “A acessibilidade como prática de inserção social do público no patrimônio  cultural:  obstáculos  e  incompatibilidades  em  Ouro Preto (MG)”. O trabalho diz sobre a acessibilidade ao patrimônio como um direito do cidadão, utilizando uma abordagem observatória e participativa na Câmara Municipal de Ouro Preto (MG) que dialoga entre as políticas de conservação e a legislação de acessibilidade.

24. Mineração: Realidade e resistência. ÁUDIO 

Neste episódio do Rádio Ciência, os repórteres Alexandre Coelho e Jennifer Santos, entrevistam a professora Tatiana Ribeiro de Souza. A entrevistada é autora do capítulo "A resistência no campo da luta acadêmica: Ciência para que? E para quem? ”, trabalho que integra o livro “Mineração: Realidade e resistência”. O capítulo traz importantes reflexões sobre os efeitos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em 2015, onde os afetados não são apenas pessoas envolvidas diretamente com as perdas materiais devido ao desastre, mas toda uma população que se reconhece no descaso e na vulnerabilidade em relação ao acesso de informação.

23. Avaliação de desempenho docente: culpar, punir ou desenvolver profissionalmente? ÁUDIOVÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, os repórteres Sara Lambert e Alexandre Coelho entrevistam os pesquisadores José Rubens Lima Jardilino e Ana Maria Mendes Sampaio. Os convidados são autores do artigo “Avaliação de desempenho docente: culpar, punir ou desenvolver profissionalmente?”. O trabalho traz o resultado de pesquisas realizadas com professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Mariana (MG) a respeito das noções presentes na Avaliação de Desempenho Docente, sob a perspectiva do Desenvolvimento Profissional Docente.

22.  Premiação da GSA para professor da UFOP - ÁUDIOVÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, os repórteres Alexandre Coelho e Yasmim Fuscaldi entrevistam o professor emérito da UFOP, Fernando Flecha Alkmin, que recebeu o prêmio da GSA - Sociedade Geológica dos Estados Unidos. O Prêmio concedido ao professor em 2021 é o Florence Bascom de Mapeamento Geológico, concedido pela GSA, que homenageia os cientistas que contribuem para o mapeamento geológico de alta qualidade.

21. Juventude e transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro. ÁUDIO VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, a repórter Anna Luiza Perigo conversa com a pesquisadora Elodia Honse Lebourg, autora do artigo "Juventude e Transição para o ensino médio: desafios e projetos de futuro”. O trabalho compreende o processo de transição de um grupo de estudantes para o ensino médio de um distrito que passou a estudar na sede do município de Ouro Preto após a conclusão do ensino fundamental na escola local.

20. Oportunidades e desafio: experiências de universitários de camadas populares na UFOP. ÁUDIO VÍDEO

Neste episódio do Rádio Ciência, a repórter Anna Luiza Perigo conversa com as autoras do artigo "Oportunidades e desafios no ensino superior: experiências de universitários de camadas populares da Universidade Federal de Ouro Preto”, a professora Mariza Aparecida Costa Pena e a professora Dra. Rosa Maria da Exaltação Coutrim. O trabalho apresenta resultados de entrevistas com universitários cotistas, em vulnerabilidade social, ingressantes no início de 2013 em cursos prestigiosos da UFOP.

19. Fake News e a desinformação no Brasil. Por uma Pedagogia da Notícia. ÁUDIO 

Neste episódio do Rádio Ciência, o repórter Gláucio Santos dá continuidade a série Fake News e Desinformação, e o tema central da conversa é o conceito de comunicação. A entrevistada é a professora Dra. Cláudia Chaves Fonseca. Ela é autora do artigo "Por uma pedagogia da notícia: o conceito de comunicação em Paulo Freire”, trabalho que traz importantes informações sobre o cenário contemporâneo de emergente propagação das fake news.

18. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal. ÁUDIO I VÍDEO

A repórter Anna Luiza Perigo conversa com as pesquisadoras Deborah Carvalho Malta, Ísis Eloah Machado e Crizian Saar Gomes. As entrevistadas são autoras do artigo “A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020”. O trabalho traz um estudo transversal, feito a partir da coleta de dados de mais de 45 mil adultos, com o intuito de descrever as principais mudanças no estilo de vida das pessoas durante a pandemia da COVID-19. 

17. Abordagem multidisciplinar de vacinas. ÁUDIO I VÍDEO 

Neste episódio do Rádio Ciência, a repórter Anna Luiza Perigo conversa com as pesquisadoras do programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Angélica Bianchini Sanchez e Cyntia Silva Ferreira. Elas são as autoras do livro “Abordagem multidisciplinar de vacinas: uma proposta para atualização docente em biotecnologia”, um trabalho que pode ser considerado especialmente relevante no cenário atual, uma vez que apresenta diversas informações sobre a importância das vacinas.

16. Como fazer uma pesquisa sozinha. ÁUDIO

Neste episódio do Rádio Ciência, a repórter Anna Luiza Perigo entrevista Célia Nunes, Cláudia Starling e Keli Cristina Conti e conversa sobre como fazer pesquisa científica. As convidadas são as autoras do artigo “Como eu vou fazer uma pesquisa sozinha?”. O trabalho se fundamenta na pesquisa autobiográfica e aborda questões relacionadas à formação, pesquisa, inserção na docência e os seus desafios. 

15. Projeto da UFOP desenvolve concreto sustentável. ÁUDIOVÍDEO 

Neste episódio do Rádio Ciência, o repórter Alex Sander Xexéu conversa com a professora Laís Cristina Costa, uma das idealizadoras do projeto “Durabilidade em concretos de escória de aciaria", do Grupo Reciclos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFOP. A convidada apresenta os resultados das pesquisas e mostra que o intuito do estudo é possibilitar o aproveitamento desse resíduo da produção de aço na fabricação de um novo concreto mais resistente.

14. Fake News e a desinformação no Brasil. Saúde e desinformação, combinam?ÁUDIO

Neste episódio do Rádio Ciência, a repórter Anna Luiza Perigo dá continuidade a série Fake News e Desinformação e entrevista a convidada Maíra Moraes. O tema central da conversa é “Saúde e Desinformação, combinam?”. A pesquisadora fala sobre a dificuldade em fazer com que a divulgação dos fatos chegue a grande parte da população em momentos de crises sanitárias, a exemplo de situações relacionadas ao Ebola, a H1N1, ao Zika Vírus e a Covid-19.

13. Fake News e a desinformação no Brasil. Divulgação Científica no combate ao negacionismo. ÁUDIOVÍDEO 

Você sabe o que é divulgação científica e quais são os desafios de fazer ciência durante a pandemia da covid-19? Neste episódio do Rádio Ciência, o estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, Alex Sander Xexéu e Ângelo Queiroz, recebem a professora Dra. Eline Deccache Maia e o professor Luiz Felipe Santoro Dantas. Em conversa com os pesquisadores, buscam compreender questões discutidas no artigo “Divulgação Científica no combate às Fake News em tempos de Covid-19”, de autoria dos entrevistados.

12. Fake News e a desinformação no Brasil: definição, combate e contextoÁUDIOVÍDEO 

Neste episódio do Rádio Ciência, o repórter Lucas Miranda conversa com o pesquisador Marco Antônio Sousa Alves, um dos autores do artigo O fenômeno das fake news: definição, combate e contexto”, que fala de temas polêmicos em torno do uso das redes sociais como meio de acesso à informação. 

11. Divulgação Científica e narrativa transmídia no podcast Mutatis Mutandis. ÁUDIO

Vamos falar sobre divulgação científica, narrativas transmídia e conteúdo educativo? Neste episódio do Rádio Ciência, conversamos com os estudantes, Nathália Vergara e Jonathan Viana, e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, da UFOP, professor Sérgio Francisco de Aquino. A entrevista conta ainda com a presença de Chico Daher, da Coordenadoria de Comunicação, e o produtor de conteúdo do Mutatis, na versão tevê, Du Sarto.

10. Ensino de ciência e o cinema. ÁUDIO

Será que é possível utilizar filmes para promover a educação científica? Neste episódio do Rádio Ciência, a repórter Marina Martins conversa com Anayra Yule Alcântara, graduada em Física pela UFOP, sobre sua pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Categorias para o uso educativo de filmes com elementos científicos e tecnológicos”.

09. Mastite Bovina. ÁUDIO

Você que consome leite, sabia que existem doenças que podem prejudicar a qualidade e a produção deste alimento? Neste episódio do Rádio Ciência, o repórter Alex Sander Xexéu convida a Dra. Vanessa Mosqueira, da Escola de Farmácia da UFOP, para explicar a Mastite Bovina, uma doença infecciosa que atinge principalmente as vacas leiteiras. Os sintomas geram alterações físicas e bacteriológicas que podem comprometer a produção do leite.

08. Tijolos com rejeitos de minério de ferro. ÁUDIO

O que fazer com a grande quantidade de resíduos que sobram a partir da prática da mineração? Neste episódio do Rádio Ciência, em conversa com o repórter Alex Sander, o professor Dr. Guilherme Jorge fala sobre o projeto "Tijolos sustentáveis produzidos com lama de barragem de minério de ferro". Na entrevista, o pesquisador aborda também questões relacionadas aos impactos, os benefícios, os riscos e a reutilização de materiais no campo da mineração. 

07. Ecoturismo, turista e lixo. ÁUDIO

 

 

Neste episódio do Rádio Ciência, a repórter Ana Beatriz conversa com o professor Dr. Rodrigo Burkowski, autor da pesquisa "O comportamento dos turistas em relação ao lixo”, do Departamento de Turismo da UFOP. O pesquisador fala sobre a postura dos turistas em relação ao lixo encontrado em trilhas e que o Ecoturismo pode ser um ponto positivo para o meio ambiente.

06. Prêmio L’oreal 2018. ÁUDIO

Neste episódio do Rádio Ciência, o repórter Rodolfo Simões entrevista a vencedora do Prêmio L'oreal 2018, professora Jacqueline Soares, do Departamento de Física da UFOP, que pretende aumentar a resistência das próteses ortopédicas e dentárias a partir da utilização da pedra sabão. 

05. Neurociências e a educaçãoÁUDIO

Neste episódio do Rádio Ciência, o repórter Lucas Miranda conta sobre o quinto curso de atualização de professores da educação infantil, fundamental e médio: “As neurociências e a educação, desafios para a prática docente.”, que aconteceu no dia 6 de julho de 2018 no campus Morro do Cruzeiro. A professora do Departamento de Biologia e Coordenadora do curso, Luciana Hoffet, fala sobre o evento em entrevista. 

04. Congadeiros da Estrada Real. ÁUDIO

Congado, Reinado, Reisado ou Congadas. Você sabia que existem variações para esta expressão cultural presente em Mariana e Ouro Preto? Neste episódio do Rádio Ciência, o jornalista Gláucio Santos mostra que além de Minas Gerais, existem registros sobre o Reisado em Pernambuco, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, desde a colonização do Brasil. De acordo com a pesquisa “Histórias, estórias e memórias dos Negros do Rosário na Rota dos Diamantes da Estrada Real em Minas Gerais” o primeiro registro desta manifestação popular é de 1952.

03. Quem é essa menina? Inventários de imagens, representações e afetos da infância no audiovisual. ÁUDIO

Neste episódio do Rádio Ciência, a repórter Marina Martins bate um papo com a professora Karina Gomes Barbosa sobre a pesquisa "Quem é essa menina? Inventário de imagens, representações e afetos da infância no audiovisual". O estudo foi realizado em conjunto com bolsistas do curso de jornalismo no ano de 2016 e teve como objetivo investigar e evidenciar as marcas de gênero presentes nos desenhos infantis direcionados a meninas.

02. Sociedade de Geofísica Aplicada. ÁUDIO

Neste episódio do Rádio Ciência, em conversa com a repórter Marina Martins, a professora de Geofísica, Maria Silvia Carvalho Barbosa, e a estudante de Engenharia Geológica, Juliana Silva Abreu, falam sobre a SGA - Sociedade de Geofísica Aplicada, uma entidade da Escola de Minas da UFOP. 

01. Olimpíada Nacional de Ciências. ÁUDIO

Neste episódio do Rádio Ciência, o papo é sobre a Olimpíada Nacional de Ciências, que é aplicada anualmente para alunos do 9°ano do Ensino Fundamental e para todos os alunos do Ensino Médio. O foco da competição é descobrir novos talentos e incentivá-los aos estudos de pesquisa. A reportagem é de Gabriel Ferreira.