Culturas Indígenas do Brasil

Projeto Culturas Indígenas do Brasil é uma ação educativa da Rádio UFOP 106.3 FM, da cidade de Ouro Preto/MG, por meio da Central de Comunicação Público-Educativa da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Sem fins comerciais, a proposta educativa busca a valorização das culturas indígenas no contexto brasileiro. Os eixos de trabalho do projeto são a produção de conteúdo para a divulgação multimídia e multiplataforma e a proposição de apoio pedagógico para professores da educação básica. Críticas, elogios ou sugestões, envie e-mail para conteudo.radio@ufop.edu.br/.
Acesse Ufop Cast nas plataformas de streaming, como Spotify e Deezer, para ouvir as três temporadas da série Indígenas, os Povos Originários do Brasil. A produção propõe reflexões acerca dos Povos Originários buscando apresentar as diversas culturas existentes, sempre em dialógo com educadores e outros profissionais indígenas, o que garante um trabalho construído de forma colaborativa entre não indígenas e indígenas. Outras informações sobre a produção você confere aqui.
Podcast - Dia Internacional dos Povos Indígenas
O escritor e educador, Ademario Ribeiro, do Povo Payayá, apresenta brevemente o contexto sócio-histórico sobre as sociodiversidades dos povos indígenas, fala das feridas deixadas pela cultura europeia, marcadamente portuguesa, das articulações dos indígenas para manter suas tradições e a luta por justiça contra as violências históricas que sofreram e sofrem até os dias atuais.
Outros indígenas, a exemplo do primeiro, destacam a sua existência e falam de suas atividades sociais. Na produção do Podcast, lançado dia 6 de agosto, colaboram de forma voluntária, Ademario Ribeiro e seu neto, o pequeno Arthur Ribeiro (5 anos), que moram em Simões Filho (BA); a escritora e terapeuta integrativa, Liana Utinguassu, da cidade de Porto Alegre (RS), com ascendência Guarani Mbyá, do Rio Grande do Sul; o estudante universitário, Neimar Leandro Marido Kiga, do Grupo Étnico Boe Bororo, da Aldeia Meruri, do município de General Carneiro (MT); e o educador e produtor cultural indígena, Jacildo Ribeiro, de Águas Claras (PE), que pertence ao Grupo Cultural Walê Fulni-ô, que cedeu gentilmente fotografias e trilhas sonoras para a produção de rádio.
A equipe de produção em Ouro Preto (MG) fez contato com representantes indígenas em Minas Gerais, mas não obteve retorno até o fechamento do trabalho para o lançamento do material.
PODCAST- DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS
ROTEIRO: Ademario Ribeiro e Gláucio Santos - 03.08-2018
Locução: Ademario Ribeiro
(LEITURA PAUSADA E COM ÊNFASE).
Loc: Em 1.500, estima-se que existíamos em torno de 10 milhões de pessoas, em vários territórios distintos por causa da cultura de cada povo/nação/etnia e que viriam a serem chamados de um único nome, Brasil!
Enfaticamente, a invasão dos Portugueses foi uma violência contra as nossas culturas. Eram mais de 1.500 línguas antes dos colonizadores nos invadirem!
{DAR ÊNFASE} Tentaram exterminar na totalidade essas línguas e, assim, também, o nosso modo de se relacionar com os tempos, os espaços, os seres da terra e dos céus, de nos vestir e de nos expressar na maneira sagrada de cada cultura! Perduram as inculcações na mentalidade da maioria dos brasileiros e as feridas deixadas pela cultura europeia, marcadamente portuguesa. Com certeza, ao longo do tempo geram, ainda, nos dias atuais, uma falsa ideia de que os Povos Indígenas quase não existem mais!
DAR ÊNFASE Eu existo. Eu sou NOME, do Povo NOME.
No Brasil, os indígenas somam perto de 1 milhão de pessoas que estão espalhadas em todos os estados brasileiros! REFLEXIVO: Nas aldeias e nas cidades, trabalhamos como agricultores, professores, pesquisadores, músicos, fotógrafos, cineastas, youtubers, arte educadores, radialistas, escritores e advogados. Nós indígenas, homens e mulheres, atuamos nos mais diversos espaços sociais. Com esforços renovados, mantemos as nossas tradições vivas para as próximas gerações.
Lutamos por justiça (BREVE PAUSA).
(DAR ÊNFASE/VIGOR) pelas retomadas das terras que um dia foram retiradas de nós e pelas violências que enfrentamos todos os dias
LOCUÇÃO DE CONVIDADOS/PARTICIPAÇAÕ VOLUNTÁRIA
PAYAYÁ - Ademario Ribeiro: Eu existo. Sou (falar profissão/atuação).
Moro na cidade de NOME, no Estado NOME. Sou indígena. Sou do Grupo Étnico! Fazer alguma saudação em sua Língua Indígena
GUARANI Liana Utinguassu: Sou (falar profissão/atuação). Moro na cidade de NOME, no Estado NOME. Sou indígena. Sou do Grupo Étnico!
Fazer alguma saudação em sua Língua Indígena
PAYAYÁ - Artur Ribeiro: Sou (falar profissão/atuação). Moro na cidade de NOME, no Estado NOME. Sou indígena. Sou do Grupo Étnico!
Fazer alguma saudação em sua Língua Indígena
BOE BORORO - Neimar Leandro: Sou estudante universitário. Sou LGBT. Moro na cidade de NOME, no Estado NOME.
Sou indígena. Sou do Grupo Étnico! Fazer alguma saudação em sua Língua Indígena
FULNI-Ô - Jacildo Ribeiro: Sou (falar profissão/atuação). Moro na cidade de NOME, no Estado NOME. Sou indígena. Sou do Grupo Étnico!
Fazer alguma saudação em sua Língua Indígenaz
Assinatura da Rádio UFOP: Locução: Gláucio Santos 9 de agosto. Dia Internacional dos Povos Indígenas Rádio UFOP 106.3 FM
Podcast - Estereótipos indígenas e o espaço escolar
Podcast Diálogos com a Educação - A perspectiva histórica e a existência de diferentes identidades sociais foram temas abordados na mesa de conversa "Povos Indígenas: Cultura e Resistência" promovido pelo Centro Acadêmico de Pedagogia da UFOP, na cidade de Mariana. No evento realizado dia 13 de maio, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, o repórter Gláucio Santos conversou com a professora de sociologia Avelin Buniacá Kambiwá, de Belo Horizonte, e a graduanda em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa, Suê Jani Puri.
As indígenas falaram sobre a importância da presença de representantes de grupos étnicos no espaço escolar para abordarem as diversas culturas dos Povos Originários. Elas fizeram um alerta: que as instituições de ensino não utilizem estereótipos, como os usados em muitos casos em alusão ao Dia do índio, em 19 de abril.
Indígenas: os povos originários do Brasil - Temporada 1
TEMPORADA 1 - América Portuguesa
Tema 01: Indígena e a América Portuguesa
PODCAST 01- Povos indígenas: originários na América Portuguesa
PODCAST 02- Tempos das Correrias: invasão, conquista ou descoberta do Brasil?
PODCAST 03 - Línguas e Grupos Étnicos no Brasil
PODCAST 04 - A relação entre europeus e os indígenas
PODCAST 05 - Indígenas e a atuação missionária
PODCAST 06 - Mística e canibalismo: guerra contra os Botocudos antropófagos
Tema 02: Escravização e Resistência dos Indígenas
PODCAST 01- Processo de escravização dos indígenas
PODCAST 02 Fim da escravização dos indígenas
PODCAST 03 Confederação dos Tamoios
Tema 03: Indígenas em Minas Gerais
PODCAST 01 - Grupos Étnicos em Minas Gerais
PODCAST 02 - Nomes de ruas e avenidas na Capital Mineira
PODCAST 03 - Indígenas em Ouro Preto e Mariana
Indígenas: os povos originários do Brasil - Temporada 2
TEMPORADA 2 - BRASIL CONTEMPORÂNEO
Tema 4: Indígenas e a Educação Básica
PODCAST 01 - As invisibilidades das culturas indígenas na cultura brasileira
PODCAST 02 - Os indígenas nos livros didáticos
PODCAST 03 - Formação escolar dos indígenas
PODCAST 04 - Políticas Públicas e a Lei 11.645/2008
PODCAST 05 - A superficialidade nas comemorações do Dia do Índio
PODCAST 06 - Indígenas e a Ditadura Militar: genocídio e etnocídio
PODCAST 07 - Temas indígenas e a Formação continuada para professores.
Tema 5: Indígenas e as Mobilizações Políticas
PODCAST 01 - Criação e atuação da Funai
PODCAST 02 – Atuação da FUNAI e Indígenas na Política Brasileira
PODCAST 03 – O dia Internacional dos Povos Indígenas
Tema 6: Indígenas na Universidade e nas Pesquisas
PODCAST 01 - Indígenas na Universidade e na Pesquisa
PODCAST 02 - Do lugar de objeto para o protagonismo como pesquisador
PODCAST 03 – Pesquisas sobres os Povos Indígenas na História
Tema 7: Indígenas e o mercado de trabalho
PODCAST 01 - Indígenas e os diversos (novos) papéis sociais
PODCAST 02 - Profissionais de volta aos grupos étnicos