skip to content

ShivaOm

ShivaOm é um dos programas mais antigos da Rádio UFOP e, por vezes, sua história é confundida com a origem da emissora. O programa tem início simultaneamente com as atividades da rádio, quando o professor da Universidade, Jorge Adílio Penna, que era membro do Conselho de Programação do veículo, convida o técnico administrativo Arnaldo de Almeida para apresentar um programa. No ano de criação da Rádio UFOP, em 1998, a intenção era apresentar à comunidade de Ouro Preto e região os benefícios que a cultura Hindu poderia oferecer nas formas de se viver e pensar no mundo. 

Veiculado inicialmente ao vivo, ShivaOm passou a ser gravado. Nestes quase 20 anos de trabalho voluntário e colaborativo, muitos dos programas gravados foram perdidos em um acidente com um dos computadores da emissora. Nos arquivos da Rádio UFOP existem apenas 50 edições. Atualmente aposentado, Arnaldo de Almeida, também conhecido como mestre Arnaldo, mantém o ShivaOm na grade de programação da emissora, mas agora as gravações são mais espaçadas. 

ShivaOm possibilita um breve contato com essa cultura por meio do rádio. Em entrevista, Arnaldo de Almeida explica o nome do programa: “Houve um indivíduo que viveu na Índia Antiga que iniciou uma busca por autoconhecimento e meditação que mais tarde foi nomeado como Shiva, que representa a destruição de algo velho para se edificar o novo. E ‘Om’ é o som, segundo o Hinduísmo, que permeia todo o universo de forma melódica e harmoniosa. A junção dos dois termos significa transformar e renovar de forma harmônica.”

O programa possui duração de 60 minutos e aborda diversos temas da cultura Hindu em suas edições, terminando sempre com sessões de relaxamento. Para Arnaldo, muitas pessoas não entendem a diferença entre espiritualidade e religião, o que ocasiona certo preconceito sobre o conteúdo do ShivaOm. 

8h às 9h