História
Emissora
A Rádio UFOP FM integra a Central de Comunicação Pública e Educativa da Diretoria de Comunicação Institucional (DCI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A emissora foi criada em 21 de agosto de 1998, por meio de uma concessão da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (FEOP). O processo de implantação da Rádio UFOP Mariana teve início em 2012, quando a Instituição saiu vencedora do 5° Aviso de Habilitação do então Ministério das Comunicações, publicado em dezembro de 2011, seguido da aprovação do projeto técnico.
A emissora estava operando desde 2020 na sintonia 103,5 MHz FM, com a primeira antena instalada no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Logo depois, o local de transmissão mudou para o Pico da Cartuxa, que é mais alto, com possibilidade de expansão da cobertura em sinal aberto. Em 2021, foi iniciado um processo para ampliar o sinal e mudar de frequência. Concluído o processo, a Rádio passou em 2024 a ser transmitida na sintonia 97,7 MHz FM, sendo ouvida também na zona rural das cidades de Mariana e Ouro Preto.
A Rádio UFOP é uma emissora instalada dentro do ambiente universitário, mas que se pauta pelo diálogo com a comunidade, não se limitando a questões institucionais. A programação é colaborativa e diversificada, com a contribuição de diversos parceiros e com as rádios públicas brasileiras e do exterior.
Produções e conteúdos
As produções possuem caráter público e educativo, respaldadas pelo Projeto Acadêmico para o Sistema de Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (Resolução CUNI nº 1079) e pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2025. Desde 2022, o trabalho da Rádio UFOP é mantido por meio de convênio entre a UFOP e a Fundação de Educação, Artes e Cultura (Fundac).
Possui como frentes de trabalho produções que abordam notícias de Mariana, Ouro Preto e cidades da região, ciência, cinema, agenda cultural, literatura, músicas, projetos e atividades da Universidade.São programas e conteúdos criados sem fins lucrativos que visam disseminar conhecimento, promover cultura e fortalecer a educação. As produções, de diversos temas, estimulam a reflexão crítica e colabora com o sistema de ensino e o aprendizado do ouvinte.
A partir de sua história, podemos afirmar que as produções da emissora estão estabelecidas e seguem três eixos principais, são eles: Diálogo com a Comunidade, Divulgação Científica e Educativo Institucional. Os conteúdos produzidos incluem programas, jornais, entrevistas, reportagens especiais, séries, programetes, minutos, pílulas, spots, spotcasts e podcasts, em interlocução com as áreas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, além de outros campos do saber.
Na produção local, além da equipe, os conteúdos educativos também têm a colaboração de professores, técnicos-administrativos, estudantes da Universidade e outros entes envolvidos.
Programação
Veiculação
O material inédito é veiculado na emissora pelas sintonias 97,7 FM (Mariana) e 106,3 FM (Ouro Preto) e nas seguintes plataformas digitais: Alexa (assistente pessoal virtual - “Ouvir rádio UFOP”), Eduplay (portal de conteúdo audiovisual para ensino e pesquisa do Brasil - Rádio UFOP Educativa), Instagram (rede social - @radioufop), Site Institucional (radio.ufop.br). Além disso, todo o conteúdo da rádio também pode ser acessado pelos principais tocadores de podcasts: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, etc, e em outros portais de rádio Ao Vivo como Rádio Garden e radios.com.br.
      
                    
                
        


