skip to content

Roda de conversa com indígenas em Mariana

O Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto promove roda de conversa com Avelin Buniacá Kambiwá e Suê Jani Puri sobre "Povos Indígenas: Cultura e Resistência". O evento será dia 13 de maio, segunda-feira, às duas e meia da tarde, no auditório G20 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, em Mariana. 

"O principal objetivo é apresentar não só para a comunidade acadêmica, como também para a comunidade em que essa está inserida, as perspectivas culturais e históricas vivenciadas pelas pessoas indígenas. Além das questões de lutas e resistência, que compõe parte significante da vivencia desses povos desde a tal descoberta {do Brasil}", explica um do membros do Centro Acadêmico, a estudante Bárbara Alves. Confira o primeiro Podcast Diálogos com a Educação gravado após o encerramento da Roda de Conversa. 

O Centro Acadêmico destaca que considera importante que o debate sobre as questões indígenas se torne cada vez mais visibilizado. "Atentamos para que sua cultura, lutas e resistências históricas sejam compartilhadas em todos os âmbitos da sociedade e, para isso, ninguém melhor que as próprias pessoas indígenas para falarem de sua respectiva história".

Quem participar da roda de conversa terá direito ao certificado. O evento conta com o apoio da Rádio UFOP Educativa. 

Spot

As indígenas

Avelin Buniacá Kambiwá - Indígena, professora, socióloga, especialista em gestão de políticas públicas em gênero e raça e ensinos religiosos. Ela É assessora parlamentar e fundadora do Comitê Mineiro de Apoio às Causas IndÍgenas. 

Suê Jani Puri -  Puri da Zona da Mata Mineira. Moradora de Viçosa (MG), graduanda em Educação Infantil na Universidade Federal de Viçosa, membro do GEIPÒ - Grupo de Estudos Indígenas e Povos Originários da UFV. Militante das causas sociais e integrante do Movimento de Ressurgência Puri (MRPuri).

Conheça o projeto Culturas Indígenas do Brasil da Rádio UFOP Educativa. 

Fotografia: Gláucio Santos