skip to content

Abre Alas

A série “Abre Alas” explora as primeiras agremiações de clubes, fazendo uma ligação entre o Zé Pereira de Ouro Preto e o do Rio de Janeiro. Fala também sobre as agremiações europeias e como foram um manual para o modelo brasileiro. Conta as histórias de algumas das marchinhas mais conhecidas do país: quais foram suas inspirações, o contexto histórico em que estavam inseridas e quem foram seus compositores.

As primeiras manifestações do carnaval do Brasil colônia, são reproduções das comemorações européias. O Rancho rosa de ouro fundado por Chiquinha Gonzaga, cria uma marco para o carnaval.  A relação entre Chiquinha e o Rosa de ouro, resulta em marchinhas especialmente para os foliões.

A história da agremiação carnavalesca mais antiga do Brasil, o Zé Pereira. No Rio de Janeiro, o português José Nogueira Paredes, trouxe os bonecões tão conhecidos hoje. Ele percorria a cidade com bumbos e tambores, acompanhado de foliões, cantando marchas com paródias satíricas com relação a questões sociopolíticas da época.

É composta por 2 capítulos, com 32 minutos no total, foi idealizada pelo repórter Danilo Nonato e produzida em 2012 pela Central de Comunicação Público-educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Confira na guia Podcast. 

Redação: Matheus Bernardes 09/02/2018