Histórias e curiosidades sobre os sinos e seus badalos

Mais do que um dispositivo simples que produz som, os sinos são objetos que tem diversos significados. A série “Sinos, Badalos Históricos”, produzida pela Rádio UFOP, apresenta a história desse objeto e diversas curiosidades do universo dos sinos e sineiros. No primeiro capítulo os ouvintes são introduzidos à contextualização de todo o histórico do instrumento sonoro, falando desde o seu primeiro formato, de um tamanho comparado aos que se usam hoje em dia em pescoços de animais, até os gigantescos sinos de igreja, compostos de metais maciços, com moldes de treze mil quilos. O programa apresenta junto a isso, os usos que se dão aos sinos desde a antiguidade, trazendo também curiosidades históricas, como lendas em torno desse instrumento ancestral. Você sabia que existe uma explicação para a ausência de mulheres na função de sineiros?
Além do histórico dessas ferramentas sonoras, o programa faz também um passeio pelo mundo para apresentar os mais diversos e famosos sinos. Junto aos nomes e locais, o produto radiofônico traz curiosidades, tais como o material utilizado nas produções desses gigantes metálicos, contextos culturais da época em que eles foram construídos, além da função para qual os mesmos foram projetados em seu tempo e a função que exercem hoje.
Quanto a essas funções, a série cobre também as diferentes formas de comunicação que os sinos traziam e trazem. Os diferentes modos de se tocar o instrumento possuem significados próprios, como a quantidade de toques e a duração dos efeitos sonoros produzidos. Esses detalhes definem todo um leque comunicativo, formando uma linguagem própria. O sino era uma importante fonte de informação quanto a eventos religiosos, festividades e cerimônias fúnebres, dentre outros.
Confira as reportagens na guia Podcast.