Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira, considerada um dos mais importantes movimentos para Independência do Brasil, é tema de uma série de reportagens da Rádio UFOP. Dividida em cinco capítulos com aproximadamente seis minutos cada, aborda a origem, os principais personagens, lendas e curiosidades. Conhecida também como Conjuração Mineira, surgiu no período colonial no ano de 1789 através de um grupo de militares e intelectuais. Eles tinham como principal objetivo buscar uma forma de desvincular o país da condição de colônia portuguesa.

Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, foi a sede desse movimento que tinha ideais Iluministas de liberdade e igualdade. O grupo era constituído por aproximadamente 25 pessoas e tinha como figuras mais emblemáticas nomes como o alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, os poetas Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, os militares Francisco Antônio de Oliveira Lopes e Francisco de Paula Freire de Andrade, os padres Carlos Correia e Oliveira Rolim e o advogado Inácio José de Alvarenga Peixoto. Os inconfidentes foram condenados pelo crime de Lesa Majestade (crime de traição contra a sua majestade) e condenados ao degredo (exílio como punição de crime grave). Tiradentes, considerado o líder do movimento, foi o único a assumir a culpa e foi condenado a forca na cidade do Rio de Janeiro.

A série de reportagens traz também nomes de mulheres que participaram da Conjuração Mineira. São elas Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, conhecida como Marília de Dirceu, Hipólita Jacinta Pereira de Melo e Bárbara Heliodora. Além disso, um capítulo é dedicado ao envolvimento da maçonaria e as lendas que envolvem esse tema.

A “Cultura Inconfidentes” foi idealizada pelo radialista Danilo Nonato e a então estudante-bolsista de Jornalismo, Eugene Franklin, em 2012. Cada capítulo tem duração que varia entre 4 e 7 minutos. A produção é da Central de Comunicação Público-educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Confira na guia Podcast.

Larissa Lana - Redação 27/10/2017