skip to content

Literatura e o contexto histórico de suas produções

A série “Encontro Literário” apresenta a região de Ouro Preto e Mariana através da literatura. A produção trabalha o contexto histórico dessas obras e destaca parte das histórias em âmbito nacional através de autores renomados, como Tomás Antônio Gonzaga e Alphonsus Guimarães.

Em meados do século XVIII, escritores mineiros viviam a transição entre o barroco e o arcadismo, influenciados pelo espírito neoclássico e pelas ideias iluministas, centradas na razão, na fidelidade ao real e no princípio do progresso. Com Cláudio Manoel da Costa, iniciam-se as atividades literárias em Vila Rica.

O Barroco foi uma das formas mais visíveis de expressão artística entre o século XVII e a primeira metade do século XVIII no Brasil. Tem como características a dualidade, o cultismo e o pessimismo. Aqueles que escreviam, encontraram na literatura um forte instrumento de crítica à contrarreforma que a igreja católica estava sofrendo. O enriquecimento provocado pela mineração e a forte religiosidade dos povos de Minas Gerais, favoreceram o desenvolvimento do objetivo do movimento literário, que era dar mais emoção e espiritualidade às atividades no Estado.  

Já o Arcadismo, desenvolveu-se simultaneamente ao chamado Ciclo do Ouro em Minas Gerais e teve como principal centro de difusão a atual cidade de Ouro Preto, período em que a extração e exportação do ouro era a principal atividade econômica na fase colonial do país. A busca por uma vida simples, pastoril, a valorização da natureza e do viver o presente são características desse movimento.

A série apresenta poemas, que são recitados pelo radialista Simei Gonderim e entrevistas com especialistas no assunto, como a doutora em Literatura pela UFMG, Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond. A produção é dividida em cinco capítulos, que variam entre cinco e sete minutos aproximadamente. É apresentado pela ex-bolsista Tainá Cunha e a produção é da Central de Comunicação Público-educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Confira na guia Podcast.

Gabriel Ferreira - Redação 27/10/2017