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Mídias na Educação discute inclusão digital no espaço escolar

A Rádio UFOP Educativa produziu cinco programas sobre as novas mídias com o objetivo de promover a discussão e a reflexão sobre o uso das mídias na educação. A série busca mostrar como as Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) começaram a fazer parte do cotidiano escolar, e quais benefícios e malefícios a inclusão digital trouxe à sala de aula. Também questiona como os professores e as escolas têm dificuldades com a adaptação aos novos meios de compartilhamento de informação disponíveis na atualidade.

A série apresenta a cada episódio o depoimento de diferentes especialistas na área da educação. No primeiro e segundo episódio, o educador Bruno Vieira explica o conceito de educomunicação, que carrega o sentido que os alunos se envolvam de forma mais direta com o saber através de recursos tecnológicos. Vieira também questiona a estrutura das escolas públicas e a capacitação dos professores para receber tal aparato.

No terceiro programa, o professor da rede pública, Vinicius Gomes, aponta o sucateamento dos equipamentos nos laboratórios de informática das escolas, dificultando assim a inserção de técnicas modernas de ensino. A professora Sônia Botaro destaca que alguns profissionais da educação têm certo medo de lidar com a informática e destaca que os laboratórios nem sempre funcionam por questões burocrática. Para suprir a necessidade de formação, o Governo Federal promoveu diversos cursos de capacitação. Adriana Tonini, professora do curso de Mídias na Educação do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFOP, ressalta a importância da especialização oferecida pela Universidade como forma de qualificar os docentes para o uso do recurso tecnológico de forma articulada com a proposta pedagógica das escolas e a concepção interacionista de aprendizagem.

Na quarta edição, Adelma Araújo, também professora do curso de Mídias na Educação do CEAD, relata o impacto da formação na prática educativa dos alunos-professores. “Presenciamos curso a curso uma modificação no perfil deste professor. Pelas leituras que nós oferecemos e trabalhos práticos que instigamos a realizar em sala de aula com os alunos, isso vai se modificando”. No último capítulo, Adelma Araújo levanta a questão sobre o tabu que existe em relação ao acolhimento de novos métodos de educação por escolas e professores normalmente tradicionais e como isso vem se alterando lentamente.

A série Mídias na Educação foi idealizada pelo jornalista Gláucio Santos. “Na época (ano de 2013), a intenção era provocar o ouvinte professor sobre uma nova maneira de educar com as novas mídias e que este material pudesse ser socializado com os diversos profissionais da educação”, relata. Quer baixar os programas? Basta clicar com o botão direito e salvá-lo em seu dispositivo.

Confira na guia Podcast.