skip to content

Mitos e lendas mineiras

A Série “Lendas das Vilas de Minas” conta as principais lendas e assombrações das cidades de Ouro Preto, Mariana e região. A produção mostra como a atividade de contar e preservar essas histórias é mantida até hoje. Algumas, predizem as crenças religiosas, superstições e costumes dos mineiros. Outras, falam sobre pessoas que exerceram importante papel ao longo da trajetória de centros históricos, artísticos e paisagísticos do Estado.

Passada de geração em geração, essa prática vem de um tempo em que as pessoas se reuniam para poder contar causos como forma de diversão. Os moradores fazem questão de manter esse costume, o que faz dessas histórias pontos importantes no processo histórico-cultural desses locais.

O projeto apresenta entrevistas com alguns moradores e também especialistas no assunto, como a professora emérita da UFOP,  Hebe Maria Rola Santos. Ela é escritora e pesquisadora dos movimentos de formação, difusão e resgate no campo da arte e cultura popular da cidade de Mariana/MG.

Dividida em cinco capítulos, com aproximadamente quatro minutos cada, a Série Lendas das Vilas de Minas foi idealizada pela então estudante-bolsista de Jornalismo, Thainá Cunha, no ano de 2012. A produção é da Central de Comunicação Público-educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Confira na guia Podcast.

Redação: Gabriel Ferreira 27/10/2017