Mutatis Mutandis: Ciência e Rádio em um processo colaborativo

“Mutatis Mutandis: a procura do saber” é um programa produzido pela equipe da Rádio UFOP Educativa, composta por estudantes bolsistas, técnicos-administrativos, professores e gestores.  Juntamente com a TV UFOP, o programa tem o intuito de atingir toda a região ouropretana e busca expandir e coletivizar o conhecimento através da internet, da televisão e do rádio.

O programa trata de uma produção voltada para criação de conteúdo relacionada a divulgação científica e educativa. Como o objetivo é aproximar-se do cotidiano, “Mutatis Mutandis” possui uma linguagem inteligível, com uma narrativa que propõe a interação entre o público e a ciência a partir dos produtos radiofônicos.

Com reuniões e debates para discussão de possíveis temas e roteiros, foram produzidos na Rádio, 10 episódios distintos, relacionados a ciência a partir dos seguintes eixos: Educação; Dengue; Eletrônica; Sustentabilidade; Mulheres; Energia; Saúde; Aplicativos; e Sociedade.

A partir do mês de novembro o programa de divulgação e popularização científica estará disponível na guia Podcast e também na programação da emissora.  Na TV UFOP, o “Mutatis” irá ao ar no começo de 2019.

Redação: Lucas Miranda