skip to content

Mutatis Mutandis: à procura do saber

O Podcast Mutatis Mutandis: à procura do saber é um projeto transmídia que visa a popularização do conhecimento da UFOP, apresentando, de forma didática, um projeto científico a cada episódio. Os programas são atemporais, o que faz com que possam ser reproduzidos sem seguir um padrão cronológico. É uma fonte de informação que pode ser facilmente consultada através dos podcasts. O projeto é subsidiado pela FAPEMIG e tem apoio da Rádio UFOP Educativa, PRACE-UFOP e PROEX-UFOP.

Para conhecer esta proposta, o Podcast Rádio Ciência, que é uma produção dedicada para divulgação científica na emissora de rádio, recebeu os produtores e/ ou representantes dos setores envolvidos com o Mutatis. As produções sonoras desta página estão disponíveis também nos distribuidores de podcast. Basta procurar por Ufop Cast nas principais plataformas. 

Rádio Ciência Ep#11- Entrevista - Divulgação Científica e narrativa transmídia nos programas Mutatis Mutandis

Mutatis Mutandis. Ep#01 - Projeto Kit Educativo Aedes Aegypti

Neste episódio falamos sobre a conscientização do combate à Dengue e de como preveni-la, apresentando, assim, o projeto Kit Educativo Aedes Aegypti, do doutorando do curso de Ciências Biológicas, Rafael Martins.

Mutatis Mutandis. Ep#02 - Jogo X-Dengue

Neste episódio falamos sobre alternativas mais divertidas de como conscientizar crianças e adolescentes no combate à Dengue, como o jogo X-Dengue, realizado pelos estudantes do curso de Engenharia da Computação, Camila Cristina de Araújo e Carlos Ramos Niquini. 

Mutatis Mutandis. Ep#03 - A radiação e os projetos Neosticker, Sunsticker e Radisticker

Neste episódio falamos sobre a radiação, as formas como se propaga e novas formas de controlá-la. Os projetos Neosticker, Sunsticker e Radisticker, adesivos que identificam a quantidade de radiação, foram feitos para este controle. Os projetos são desenvolvidos no doutorado de Biotecnologia e foram trabalhados pela doutoranda Mariane Murase.

Mutatis Mutandis. Ep#04 - Sensor Qualisticker 

Neste episódio falamos sobre como ter um maior controle de qualidade das carnes e como saber se está própria para o consumo ou não. O sensor Qualisticker é responsável por esta certeza e é desenvolvido do curso de Física, coordenado pelo professor Rodrigo Bianchi.

Mutatis Mutandis. Ep#05 - Projetos Neofocus e NeoLight

Neste episódio falamos sobre a doença que atinge recém-nascidos popularmente conhecida como amarelão. O Neofocus e o NeoLight são projetos para que o tratamento de amarelão se torne mais humanizado. O projeto é desenvolvido pela mestranda em Engenharia de Materiais, Giselle Lacerda.

Mutatis Mutandis. Ep#06 - Sensor de Amônia

Neste episódio falamos sobre os perigos da amônia e como identificá-la com o sensor de Amônia, desenvolvido pela doutoranda em Engenharia de Alimentos Alana Golin.

Mutatis Mutandis. Ep#07 - Combate à violência contra a mulher e o NINFEIAS

Neste episódio falamos sobre violências naturalizadas contra a mulher e modos de ajudar vítimas de violência e como conscientizar as pessoas a agirem contra o machismo do dia-a-dia. O núcleo de investigações feministas, o NINFEIAS, coordenado pela professora de Artes Cênicas, Nina Caetano, também debate sobre o assunto com palestras, estudos e com a performance!



Mutatis Mutandis. Ep#08 - O caso da hipertensão após o parto

Neste episódio falamos sobre doenças metabólicas, principalmente a hipertensão, e como esta doença e uma dieta desbalanceada afeta durante e depois da gravidez da mulher. A doença é estudada no programa de pós-graduação de Ciências Biológicas pela professora Andreia Alzamora.

Mutatis Mutandis. Ep#09 - Projeto: Reaproveitamento de resíduos sólidos da mineração e siderurgia

Neste episódio falamos sobre práticas mais sustentáveis na mineração, como mostra o projeto "Reaproveitamento de resíduos sólidos da mineração e siderurgia" da mestranda em Engenharia Ambiental Luísa Cardoso Maia.

Mutatis Mutandis. Ep#10 - Projeto Bi-Bento

Neste episódio falamos sobre a busca para manter a história e o pertencimento dos moradores de Bento intactos. O projeto Bi-Bento surgiu para ressignificar os rejeitos da barragem, transformando-os em joias! O projeto é desenvolvido pela mestranda em Engenharia de Materiais, Thaís Liberato.

Mutatis Mutandis. Ep#11 - Projeto Sujeito

Neste episódio falamos sobre a necessidade de protagonizar moradores da cidade de Mariana, atingidos direta ou indiretamente, pelo rompimento da barragem do Fundão, na leitura e produção de diversas narrativas. O projeto Sujeito de suas histórias é responsável por isso e é coordenado pelos professores de Jornalismo Karina Gomes Barbosa e André Luís Carvalho.

Mutatis Mutandis. Ep#012 - Programa Engenharia para Sustentabilidade

 Neste episódio falamos sobre a busca de práticas mais sustentáveis conscientes. Coordenado pelo professor Máximo Eleotério, o programa Engenharia para sustentabilidade abrange diversos projetos nas áreas de reaproveitamento, reciclagem e coleta, todas as ações voltadas para o desenvolvimento social.

Mutatis Mutandis. Ep#13 - Disciplina "Interação humano-computador"

Neste episódio falamos sobre o uso de aplicativos para o aprendizado infantil. A disciplina “Interação humano-computador”, realizada pelo professor de Ciências da Computação, Elton José da Silva, é responsável pela criação de diversos aplicativos.

Mutatis Mutandis. Ep#14 - Novas formas de gerar e economizar energia

Neste episódio falamos sobre novas formas de se gerar e economizar energia. Uma das formas é pelo medidor digital desenvolvido pelo curso de Engenharia Elétrica, coordenado pelo professor Rafael Fernandes Bastos.

Mutatis Mutandis. Ep#15 - Óleo Díesel

Neste episódio falamos sobre o consumo do óleo diesel, um dos derivados do petróleo, e alternativas para a redução do gás carbônico na atmosfera. Um dos estudos que torna isso possível é realizado no curso de Engenharia de Controle e Automação, o estudo analisa se o tratamento do diesel com hidrogênio. As informações são colhidas por meio de um microprocessador pelo mestrando Robson Lage e a professora Elisângela Martins Leal!

Mutatis Mutandis. Ep#16 - Mudanças Climáticas

Neste episódio falamos sobre alternativas de como economizar energia, aproveitando-se de recursos naturais e sem causar desconforto! O estudo é feito na pós-graduação de Engenharia Civil pelo professor Henor Artur da Silva!

 

Mutatis Mutandis. Ep#17 - Saberes e Sabores 

Neste episódio falamos sobre a importância de uma alimentação saudável para o nosso corpo, nos prevenindo e combatendo doenças metabólicas! O projeto “Saberes e Sabores em oficinas de culinária”, coordenado pela professora Sônia Figueiredo, da Escola de Nutrição, ajuda na criação e na produção de um cardápio mais nutritivo!



Mutatis Mutandis. Ep#18 -  Preventt

Neste episódio falamos sobre o cuidado do tendão, estrutura responsável por ligar os músculos aos ossos e à estabilizar as articulações. O projeto Preventt, coordenado pelo professor Gustavo Pereira Benevides, do Departamento de Ciências Biológicas da UFOP, tem como objetivo ajudar no tratamento das lesões causadas no tendão.

Mutatis Mutandis. Ep#19 -  Smokerface

Neste episódio falamos sobre a conscientização do uso do cigarro com adolescentes e formas criativas de como se fazer. O aplicativo Smokerface utiliza, por exemplo, apresenta as consequências físicas de se continuar  fumando ou caso comece a fumar. O professor Paulo Cezar Corrêa, do Departamento de Medicina, apresenta o projeto e suas ações!



 Mutatis Mutandis. Ep#20 -  Acelera 

Neste episódio falamos sobre empreendedorismo e como desenvolver um projeto empreendedor. O projeto Acelera é um aplicativo que ensina e facilita esse desenvolvimento. O professor Álvaro Rodrigues, do Departamento de Computação, apresenta para nós o aplicativo!



 Mutatis Mutandis. Ep#21 -  Road Scan 

Neste episódio falamos sobre o monitoramento de estradas do país a fim de diminuir acidentes. O projeto Road Scan, coordenado pelo professor Vicente José Peixoto Amorim, do Departamento de Computação e Sistemas da UFOP, é um aplicativo que auxilia nesse monitoramento, analisando a qualidade dos pavimentos em tempo real!



 

 Mutatis Mutandis. Ep#22 - Irrigo System 

Neste episódio falamos sobre meios de economizar o uso da água na agricultura. O projeto Irrigo System é um sistema automático de irrigação e é uma das ações que ajuda na economia! O projeto é coordenado pelo professor Allan Kardec Rego Segundo, do Departamento de Controle e Automação da UFOP!



 Mutatis Mutandis. Ep#23 -  Conectar e transformar

Neste episódio falamos sobre a importância de uma educação inclusiva e que tem potencial transformador. O projeto Conectar e transformar, do Departamento de Letras da UFOP, tem a iniciativa de buscar essa educação transformadora, buscando melhorar a relação com estudantes estrangeiros. A professora Kassandra Muniz fala sobre o projeto!



              

Mutatis Mutandis. Ep#24 -  GEPSA

Neste episódio falamos sobre a necessidade de lutar pelos direitos das vítimas do rompimento da Barragem do Fundão e relembrar suas histórias. O grupo de estudos e pesquisas socioambientais, o GEPSA, ajuda nesta luta, ao potencializar ações e observar o desenvolvimento de projetos nas áreas de Direito e Arquitetura. Conversamos com a professora de Direito Tatiana Ribeiro de Souza para falar sobre o grupo e com as antigas moradores de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, Dona Thereza e Keila Vardeli, para falar de suas histórias.

 


                                                                                                                                                                                                                    

Direção: Adriano Medeiros / Locução: Amanna Nunes / Pesquisa e roteiro: Adriano Medeiros, Nathalia Vergara e Jonathan Robert / Edição: Nathalia Vergara e Jonathan Robert