NO AR: Rádio UFOP Mariana 103.5 FM

Cidade de Mariana - Estreia da Rádio UFOP

Muitos acontecimentos históricos foram vivenciados e transmitidos pelo rádio ao longo de seus cem anos de existência. Tantos outros foram os personagens que tiveram suas vozes emitidas e suas ideias dissipadas pelas ondas sonoras. Há aqueles que simplesmente passaram, mas há aqueles que, pelo rádio, se eternizaram. Dentre tantas mudanças sofridas por esse meio de comunicação, uma coisa é certa: o rádio vive e sobrevive às constantes transformações.

Essa chama, que foi acesa há anos, é alimentada mais um pouco neste dia com a implantação da Rádio UFOP em Mariana. Mas é importante considerarmos que muitos passos foram dados e caminhos construídos por aqueles que vieram antes de nós pavimentando esta estrada. Em 1998, no dia 21 de agosto, a Universidade Federal de Ouro Preto colocava no ar a sua primeira emissora.

Alguns anos depois, em 2001, solenemente inaugurava a sua programação. Este primeiro projeto está prestes a completar 22 anos -  Uma história marcada por desafios. Junto com a Universidade, ao longo do tempo, a Rádio UFOP em Ouro Preto cresceu, formou profissionais, buscou dialogar com a comunidade e promover a divulgação científica.

Com os projetos de expansão desta Universidade que é multicampi, presente em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, veio também a necessidade de se fazer presente por meio do rádio aqui, na primaz de Minas Gerais. Uma proposta que estava em gestação desde o ano de 2012 e que tem como marca, desde o início, um trabalho colaborativo de vários parceiros.

E hoje, o dia primeiro de maio de 2020 ficará guardado como uma lembrança para a cidade de Mariana e para a universidade. Já que certas experiências precisam ser sentidas para ficarem marcadas no íntimo, fechem os olhos e se deixem levar por esse clima acolhedor desta nova onda que está no ar.

Cada programa e cada produção vêm amparados pelo que rege a comunicação pública: informação de qualidade, prestação de serviços e divulgação científica voltados para toda a comunidade. A Rádio UFOP chega para integrar ainda mais a universidade e o município de Mariana, buscando ouvir a voz dos moradores e contribuir com a formação dos estudantes -  os futuros profissionais que atuarão na sociedade.

Além disso, assumimos o compromisso de contar histórias, de compartilhar informação e de trocar experiências. A Rádio nasce num momento singular, mas surge com a força  da pluralidade tão presente, ainda mais, agora, neste momento da pandemia da covid-19. Queremos olhar tanto para o indivíduo quanto para o coletivo. E desejamos que a sociedade encontre um pouco de seu reflexo na emissora, assim como desejamos que um pouco de nós fique em cada um dos que nos ouvem.

Estamos no ar !!!! Ouça o primeiro programa da Rádio UFOP em Mariana.

Por Luana Viana e Gláucio Santos - Jornalistas

A produção está disponível também nas plataformas de streaming. Confira: