No Dia Mundial do Rádio, conheça a UFOP Educativa

O Dia Mundial da Rádio é celebrado em 13 de fevereiro. Para lembrar a data, a Universidade Federal de Ouro Preto homenageia a Rádio UFOP Educativa, que foi criada em 1998, a partir da iniciativa de um grupo de colaboradores da Instituição. Sintonizada na frequência FM 106,3 MHz, pode ser ouvida também pelo site www.ufop.br.

Danilo Nonato, supervisor e apresentador da Rádio UFOP Educativa, afirma que “o carro chefe da emissora é a música popular brasileira”. A programação é feita a partir de atrações musicais, entrevistas, boletins informativos, notícias sobre a Universidade e de interesse da comunidade.

Ao lembrar a data comemorativa, Danilo conta que as parcerias com rádios como Cultura, Anchieta, França Internacional de Paris, Nacional EBC, entre outras, são de grande ganho para a Universidade. O radialista ainda destaca o papel da rádio em ser responsável pela produção de conteúdo que consegue apresentar um produto diferente para o público.

De acordo com Gláucio Santos, coordenador de Jornalismo, a comunidade passa a ser inserida nas notícias da rádio. “Acredito que o desafio é não se fechar em um público, da mesma forma que um doutor da Universidade está me ouvindo, posso falar com quem está mais distante nos distritos da região”.

Ele lembra que os ouvintes da Rádio UFOP Educativa não sintonizam na emissora “apenas para ouvir música”. É o caso do taxista Ricardo Gomes Carneiro que escuta a rádio todas as noites: “Gosto muito das músicas, mas também ouço as notícias”. A artesã Rita de Fátima possui um estande na Feirinha de Pedra Sabão, em Ouro Preto, e passa o dia com o rádio ao lado, diz que não desliga durante o trabalho porque gosta de se manter informada. “Toca as músicas mais antigas, do meu tempo, eu adoro”.

Pensando na diversidade do público que Gláucio explica a importância da rádio educativa. Ele acredita que a liberdade da rádio educativa é maior em veicular e aprofundar informações de interesse público, sem as propagandas em grande escala como em outras rádios tradicionais.

Confira a matéria produzida pela Rádio UFOP Educativa sobre a data.

DIA MUNDIAL DO RÁDIO - A data é celebrada pela primeira vez pela Unesco em 2012, em homenagem ao dia em que aUnited Nations Radio dos Estados Unidos emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa simultâneo para um grupo de seis países.

No Brasil, o ano de 1922 foi marcado pela primeira transmissão de rádio realizada no dia 7 de setembro, durante a inauguração da Exposição do Centenário da Independência na Esplanada do Castelo, no Rio de Janeiro. Nesta data, o público pôde ouvir o presidente Epitácio Pessoa se pronunciar e a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, ser transmitida diretamente do Teatro Municipal.

Após experiências realizadas com as rádios-clubes, a primeira emissora foi inaugurada por Roquette Pinto em 1923, a Rádio Sociedade. As décadas seguintes foram destaque para a história do rádio nacional que teve o apogeu na década de 1930 enquanto veículo de massa com ajuda da criação de programas de auditório e durante a década de 1940 como ficou conhecida a época da “era de ouro” do rádio no Brasil.

Redação:Mariana Borba - Assessoria de Comunicação Institucional - 12/02/2014