skip to content

O universo dos carros

“Carros e Colecionadores” é uma série de reportagens dividida em cinco capítulos de aproximadamente três minutos. Aborda histórias, curiosidades e a evolução dos veículos e seus colecionadores. De acordo com um dos idealizadores, o jornalista e radialista João Felipe Lolli, a ideia surgiu da observação do dia-a-dia de Ouro Preto e Mariana, cidades que frequentemente aparecem carros antigos.

O Brasil foi um dos primeiros países a conhecer um protótipo do automóvel, movido a vapor, importado em 1871. Já o primeiro carro a combustível foi trazido a São Paulo por Alberto Santos Dumont em 1891. Especula-se que ele tomou como base o motor desse veículo para projetar o avião 14 Bis.

Um dos grandes entusiastas do automóvel no Brasil foi o ex-presidente Juscelino Kubistchek. Durante seu governo, de 1956 a 1961, entraram no país grandes montadoras de carros. O cantor Roberto Carlos também foi importante para difusão dos veículos através das músicas “O calhambeque” e “Por isso corro demais”.       

Outras curiosidades você encontra ouvindo a série “Carros e Colecionadores”, idealizada pelos repórteres João Felipe Lolli e Eduardo Inácio e produzida pela Central de Comunicação Público-educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Confira na guia Podcast.

Larissa Lana - Redação 27/10/2017