Os desafios da terceira idade em Ouro Preto

Os desafios da Terceira Idade na cidade de Ouro Preto é tema de uma série de reportagens produzidas pela Rádio UFOP no qual foram discutidos a vida cotidiana e perspectivas dos idosos.

Os dois primeiros episódios abordam o Estatuto do Idoso, perpassando pelo Conselho Municipal, a autonomia dos municípios para criar benefícios a partir de legislações específicas para a Terceira Idade e a Casa Lar São Vicente de Paulo. As doenças, como os problemas cardíacos, o mal de Alzheimer, diabetes e o câncer, que representam um dos maiores medos para este público, e o envelhecimento integram o terceiro episódio.

O capítulo seguinte, apresenta Clubes e Entidades que militam a favor da Terceira Idade, como o Programa de Atendimento ao Idosos de Ouro Preto e o Clube da Melhor Idade Renascer. O quinto e último episódio destaca a força e a vitalidade dos idosos e apresenta entrevistas com alguns personagens da cidade, como Pedro Lauriano e Francisco Mendes. Na época da reportagem especial, Lauriano explicou que acordava todos os dias às seis da manhã, cuidava de sua horta e fazia viagens rotineiras para Belo Horizonte, onde vivia  a família. Francisco, conhecido como Sô Tito, considerava a música um remédio. O trabalho de seis décadas garantiram a ele um prêmio da Câmara de Vereadores de Ouro Preto por ser o músico, ainda em atuação, mais velho na cidade. Chegou a tocar para nomes célebres, como Juscelino Kubitscheck e para o rei Pelé (Edson Arantes do Nascimento).

O então radialista da Rádio UFOP, João Felipe Lolli, foi quem propôs a produção da série e assumiu o trabalho de pesquisa do produto de rádio. “Esse é um assunto que sempre precisa ser discutido. As questões de acessibilidade, lazer, saúde para todos, em específico para pessoas que chegam na Terceira Idade. Então, discutimos isso, em âmbito local. Conversamos com pessoas do asilo da cidade para descobrir como são esses serviços. O nosso desafio foi fazer essas entrevistas, ouvir essas pessoas e suas histórias e construir essa série sobre como viver na terceira idade em uma cidade como Ouro Preto,” explica João em recente visita a emissora em agosto de 2017, já formado em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto.

“Terceira Idade” foi idealizada em 2012. É composta por 5 capítulos, cada capítulo tem duração aproximada de três minutos. A produção é da Central de Comunicação Público-educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Confira na guia Podcast.

Redação: Larissa Lana 16/08/2017