Parceiros apresentam trabalhos científicos sobre a 106.3 fm

Colaboradores da Rádio UFOP Educativa composta por estudantes-bolsistas, técnicos-administrativos, professores e gestores submeteram nove trabalhos em eventos científicos no ano de 2018. Os temas estão relacionadas a Historiografia, a Saúde, a Educação e a Comunicação.

Na área da Saúde o projeto “Programa de Rádio Viva Mais” foi aprovado no Encontro de Saberes da  Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com apresentação agendada entre os dias 6 e 8 de novembro. A mesma equipe também teve o trabalho aceito para o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado no Rio de Janeiro, sob o título “Programa de Rádio Muito Mais Saúde” apresentado dia 19 de julho deste ano.

No campo da Educação três propostas estão relacionadas a Historiografia e são desdobramentos do Projeto Culturas Indígenas do Brasil: um trabalho discute a proposta da emissora de produzir conteúdo educativo voltado para os profissionais da educação, sob o título de “Projeto Culturas Indígenas do Brasil: o uso de multimídias e multiplataformas como proposta de formação de professoras da educação básica”; o outro aborda a participação de indígenas nas produções da Rádio UFOP intitulado  “Protagonismo indígena no processo de construção de uma nova História”. Os dois foram apresentados dia 19 de setembro na Semana de História da Universidade Federal de Viçosa. O terceiro trabalho é “Diálogo entre os indígenas, o rádio e a historiografia: uma proposta de escuta das vozes dos Povos Originários”, aprovado para o Encontro de Saberes da UFOP. A comunicação oral busca refletir a construção do conhecimento a partir de saberes diversos.

Outro trabalho relacionado a História que será apresentado no Encontro de Saberes é “Rádio UFOP Educativa e a organização de sua memória”. Desde 2015 a equipe da emissora desenvolve várias ações para coleta de dados junto a estudantes bolsistas, professores, técnicos-administrativos, gestores e ouvintes.

A Comunicação Social está representada com o trabalho “Divulgação Científica nas Rádios Universitárias Públicas: conhecimento além dos muros dos campus” no Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social de Minas Gerais (Ecomig), nos dias 18 e 19 de outubro na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Outros dois trabalhos relacionados a área de comunicação foram aceitos no Encontro de Saberes. O “Processo formativo para pesquisadores na Rádio UFOP” tem o intuito de orientar pesquisadores e jovens pesquisadores para a divulgação científica por meio do rádio. O segundo trabalho objetiva analisar e disseminar as práticas comunicacionais e educativas realizadas na emissora, sob o título de “Processos formativos de repórteres na Rádio UFOP”. Também foi apresentado o trabalho “Podcast como espaço de ciência e tecnologia no rádio”,  no II Fórum de Rádios e TVs Universitárias, na Universidade da Região de Joinville.

Colaboradores

Segundo levantamento do "Projeto Memória Rádio UFOP" essa é a primeira vez em que o grupo de estudantes bolsistas da emissora submete trabalhos em congressos. O que é uma novidade para a equipe do veículo de comunicação, não o é para o grupo de colaboradores externos (professores, estudantes e técnicos-administrativos) vinculados as ações extensionistas da Universidade. Entre os eventos em que apresentaram seus trabalhos está o próprio Encontro de Saberes.

A professora e pesquisadora, Débora Cristina Lopez, gestora da Coordenadoria de Comunicação Institucional da UFOP, fala da importância da apresentação dos trabalhos científicos e analisa a postura da equipe em refletir a sua produção radiofônica.

Além de congressos, as produções da rádio foram apresentadas e discutidas em livros, artigos científicos e Trabalhos de Conclusão de Curso. Outras informações sobre as produções acadêmicas você encontra na guia Memórias no site da Rádio UFOP.

Redação: Lucas Miranda