PodCast Diálogos com a Educação - Estereótipos indígenas e o espaço escolar

Avelin Buniaca Kambiwa e Sue Jani Puri

O primeiro episódio do PodCast Diálogos com a Educação aborda a perspectiva histórica e a existência de diferentes identidades sociais que foram tratadas na mesa de conversa "Povos Indígenas: Cultura e Resistência" promovido pelo Centro Acadêmico de Pedagogia da UFOP, na cidade de Mariana, dia 13 de maio.

Em entrevista ao jornalista Gláucio A. Santos, a professora de sociologia Avelin Buniacá Kambiwá (esq.), de Belo Horizonte, e a graduanda em Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa, Suê Jani Puri, falaram sobre a importância da presença de representantes de grupos étnicos no espaço escolar para abordarem as diversas culturas dos Povos Originários.

As indígenas fizeram um alerta: que as instituições de ensino não utilizem estereótipos, como os usados em muitos casos em alusão ao Dia do índio, em 19 de abril.

Ouça

Roteiro, Produção, Reportagem, Texto: Gláucio Santos / Edição e sonoplastia: Simei Gonderim

Fotografia: Arquivo Pessoal / Supervisão de radiojornalismo: Gláucio Santos

Conheça o Projeto Culturas Indígenas do Brasil produzido pela Rádio UFOP Educativa.

1ª Temporada

Ep 01. Estereótipos indígenas, formação de professoras e o espaço escolar - 17/05

Ep.02. Ações da UFOP com a escola pública  - 24/05

Ep.03Pibid, a formação de professoras e as escolas públicas - 31/05