Podcast - Divulgação Científica no combate ao negacionismo

Você sabe o que é divulgação científica e quais são os desafios de fazer ciência durante a pandemia da covid-19? No segundo episódio do programa Rádio Ciência, nós convidamos a professora Eline Deccache Maia e o professor Luiz Felipe Santoro Dantas. Ela é Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente é  professora da Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Propec) do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Ele é professor de Química Licenciado e Mestre em Ciências da Natureza pela Universidade Federal Fluminense e, atualmente, é doutorando no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (PROPEC - IFRJ).

Em conversa com os pesquisadores, os repórteres Alex Xexéu e Ângelo Queiroz buscaram compreender questões discutidas no artigo “Divulgação Científica no combate às Fake News em tempos de Covid-19”, de autoria dos entrevistados. Dentre os temas, o ponto central da conversa foi os desafios que a divulgação científica encontra no contexto de combate ao negacionismo. Termos como alfabetização científica e obscurantismo beligerante também foram explicados durante a entrevista.

O conteúdo está em nosso Canal no YouTube. E, em áudio, a mesma versão é disponibilizada nos principais distribuidores de podcast (UFOP CAST). Confira!