Praça Tiradentes

“Praça Tiradentes: O espaço público em foco” aborda temas sobre um ícone da cidade localizada no Centro Histórico de Ouro Preto. A Praça Tiradentes também é considerada um marco da história de Minas Gerais: A Inconfidência Mineira. Cita os principais acontecimentos históricos e atuais e discute seus aspectos artísticos e culturais.

Produzida por Tainá Cunha e Simei Gonderim, a série é formada por 5 capítulos. Inicialmente, aborda acontecimentos históricos dos quais a praça foi cenário e as mudanças que o local sofreu com o passar do tempo. Conta com a participação do professor de História do Instituto Federal de Minas Gerais, Alex Bohrer, que fala sobre a construção da coluna Saldanha Marinho, o primeiro monumento em comemoração à Inconfidência.

A formação arquitetônica do local foi modificada com o passar dos anos. Na década de 1960, a intensidade dessas mudanças já era motivo de debate entre os moradores e governantes da cidade. Desde essa época, eram pensadas novas formas de desenvolver a cidade, protegendo o patrimônio cultural que ela abriga. A Praça Tiradentes faz parte da herança barroca da cidade, remete a uma mistura de estilos e influências que marcaram o local. Em 1980 a cidade de Ouro Preto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Segundo Alex Bohrer, o acervo cultural pode ter influenciado na escolha desse título para a cidade.

A série “Praça Tiradentes: O espaço público em foco” foi idealizada em 2012. Cada capítulo tem duração entre 3 e 4 minutos. A produção é da Central de Comunicação Público-educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Confira na guia Podcast

Redação: Karine Bibiano 24/10/2017