skip to content

Preservação e desenvolvimento sustentável

A Série “Rio das Velhas” retrata um panorama histórico do principal afluente do Rio São Francisco, sua importância na produção rural e como fonte de abastecimento de água para a população. Suas nascentes estão localizadas no Parque Natural Municipal das Andorinhas, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

A preocupação com a preservação da bacia culminou em algumas ações para a despoluição do rio, como expedições por canoístas ao longo do leito. A mobilização da comunidade obteve resultados positivos, como a volta dos peixes ao rio. Outra ação foi o surgimento da "Associação Flores das Pedras das Canarinhas", que evita o escoamento de resíduos do quartzito na nascente das Canarinhas, possibilitando a recomposição da área danificada. O projeto “Flores e Águas da Nascente do Velhas” é outra iniciativa considerada uma atitude que promove o desenvolvimento sustentável e a consciência ambiental.

O representante rural para a preservação das águas do Rio das Velhas,  Manoel Narde, conhecido como Manoelzão, carrega a marca de uma luta para a despoluição de suas margens. Este nome tornou-se símbolo para o projeto “Manoelzão”, criado pelo professor Apolo Heringer que busca, entre tantas outras iniciativas, provocar reflexões sobre uma nova forma de viver no planeta.

A Série “Rio das Velhas” é composta por cinco capítulos, com média de 3 minutos cada. Foi idealizada pelo repórter André Luiz Rezende e produzida em 2012 pela Central de Comunicação Público-educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Confira na guia Podcast. 

Redação: Matheus Bernardes 27/10/2017