skip to content

Rádio e TV contempladas em projeto para divulgação científica

A Rádio UFOP foi contemplada com a aquisição de uma mesa de áudio para a execução do programa "Mutatis Mutandis: a procura do saber" aprovado no edital 07/2015 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O equipamento foi entregue à emissora na última semana e encontra-se instalado para início da elaboração dos conteúdos educativos. A TV UFOP também foi contemplada com diversos outros aparelhos para executar o projeto. 

Trata-se de uma produção voltada para o conceito de multiplataformas e da cultura da convergência. O objetivo é difundir e democratizar o conhecimento por meio destes canais de comunicação pública e educativos e, para isso, serão produzidos 10 episódios do programa "Mutatis Mutandis: a procura do saber".

O professor do curso de Jornalismo da UFOP, Adriano Medeiros, que foi gestor da Coordenadoria de Comunicação Institucional, fala sobre o projeto aprovado junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

Nestes últimos dias tive a alegria de entregar, pessoalmente, os primeiros equipamentos que chegaram para as equipes da TV UFOP e Rádio UFOP. Eles foram conseguidos graças ao projeto de pesquisa que aprovamos no edital 07/2015 da Fapemig, que visa a Popularização da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Depois de um caminho muito sinuoso, conseguimos receber parte de um material há muito esperado... É uma honra dirigir o programa Mutatis Mutandis e coordenar o mesmo projeto junto com esses profissionais tão talentosos e dedicados. Que os novos equipamentos possam dar ainda mais entusiasmo, resistência e asas à imaginação desses jovens realizadores/pesquisadores.

Nas peças de Divulgação Científica, o apresentador de TV Du Sarto e outros personagens irão mostrar as inovações científicas e tecnológicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) de maneira informativa, conversando com pessoas nas ruas, professores e influenciadores digitais promovendo diálogo voltado para o público jovem. 

Para o rádio, o conteúdo será readequado pela equipe da emissora para a linguagem das ondas hertizianas, pensando-se também no público da internet, uma vez que os episódios serão disponibilizados em formato de podcast. Dentre os temas que serão pauta dos programas estão: Dengue, Mulheres na Ciência, Sustentabilidade, Energia e Eletrônica. Ficou curioso e quer saber mais sobre o Mutatis Mutandis?  Siga a página do programa lá no instagram: https://www.instagram.com/mutatismutandisufop/. 

Gláucio Santos - 25.07.2018