Rádio UFOP Educativa é contemplada com Prêmio Roquette Pinto

A Rádio UFOP Educativa é uma das contempladas do 1º Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos – Prêmio Roquette Pinto, promovido pela Arpub (Associação de Rádios Públicas do Brasil). O projeto “Pequenas Estórias Machadianas”, de autoria dos locutores Thiago Carvalho Meira e Mariana Zippinotti Costa Usbert, graduados em Artes Cênicas pela UFOP, foi um dos escolhidos na área de rádio-dramaturgia e receberá o financiamento de R$ 20 mil para ser produzido.

A série “Pequenas Estórias Machadianas” reunirá 12 contos de Machado de Assis sob um novo olhar, calcado nas imagens suscitadas pelo som. De acordo com os autores, “criar é a palavra chave desse projeto, que atua no imaginário popular com personagens e situações únicas, ricos e revestidos com os mistérios, inquietações, desejos e dúvidas que só a literatura machadiana pode oferecer”.

Entre os contos escolhidos para a série da UFOP Educativa, estão “O Alienista”, “O Espelho” e “A Cartomante”. Os programas vencedores serão veiculados pelas emissoras públicas associadas à Arpub e ficarão à disposição para veiculação em rádios não comerciais. Ao todo foram contemplados 40 projetos em todo o país, nas áreas de rádio-dramaturgia, rádio-documentário, rádio-arte ou experimentações sonoras e programas infanto-juvenis. Em Minas, além da Rádio UFOP Educativa foram contempladas as emissoras vinculadas à UFV e à UFMG e o Instituto Imersão Latina.

O Prêmio Roquette Pinto, conta com a parceria do Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura e da Petrobrás.

Redação: Assessoria de Comunicação Institucional 30/06/2010