skip to content

Retomada Segura - Cuidar de si é cuidar da Comunidade!

 A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) se prepara para voltar ao presencial. Para isso, foi criada a página Retomada Segura, onde você encontra informações para que o retorno seja mais seguro para você, para a comunidade acadêmica da UFOP e para toda a população de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Aqui na Rádio UFOP, você pode acompanhar mais detalhes do retorno, ouvindo nossas produções. Fiquem atentos!

 

1. Ouça - UFOP regulamenta a exigência do passaporte vacinal: No dia 11 de fevereiro, o Conselho Universitário (CUNI) da UFOP definiu como vai funcionar a exigência do passaporte vacinal contra a covid-19. Vale lembrar que a decisão de exigir a imunização completa de toda comunidade acadêmica, foi tomada pelo Cuni no dia 23 de outubro do ano passado. A partir de agora, estudantes, professores, técnicos e colaboradores da UFOP vão ter que comprovar que finalizaram o ciclo de imunização contra covid, pra poder frequentar as dependências da universidade nos três campi: Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Até o dia 15 de março, a UFOP vai ampliar, em 100%, todas as atividades presenciais. O Pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Pereira, deu mais detalhes de como vai funcionar o passaporte vacinal.

2. Ouça - Adaptações Físicas dos Campi da UFOP: No dia 14 de fevereiro, a UFOP deu início a mais uma fase da retomada presencial na instituição. Nessa fase, está previsto o retorno presencial de 50% dos técnicos administrativos e professores. Vale lembrar que, até o dia 15 de março, a UFOP vai ampliar, em 100%, todas as atividades presenciais, pra toda comunidade acadêmica, inclusive para os estudantes. E pra que essa volta seja realizada de maneira segura, cumprindo os protocolos de prevenção contra covid-19, foram realizadas algumas adaptações nos espaços físicos dos três campi da Universidade: Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. A prefeita universitária dos campi, a professora Sandra Maria Nogueira, deu detalhes do que tem sido feito nesses espaços. Ouça.

3. Ouça - Proibições do Carnaval em Ouro Preto e Mariana: As cidades históricas de minas gerais não vão realizar o carnaval neste ano. Essa decisão foi tomada, em dezembro do ano passado, pela associação das cidades históricas de minas, que é formada por 30 municípios do estado. A incerteza em relação à pandemia foi um dos motivos para a decisão. Aqui na região, as cidades de Ouro Preto e Mariana publicaram decretos que proíbem a realização da folia. É importante lembrar que, antes dessa decisão dos municípios, o Conselho Universitário da UFOP, já havia proibido qualquer tipo de festa em locais sob a jurisdição da universidade, incluindo o estacionamento do Centro de Convenções e as casas das Repúblicas Federais. Rádio UOP conversou sobre o assunto com o Pró-reitor Adjunto de Planejamento e Administração da Universidade, Máximo Eleotério Martins. Ele reforçou que as proibições permanecem, não só para as festa de carnaval, mas para a realização de qualquer festa nesses espaços. Confira neste boletim.

4. Ouça - UFOP realiza encontro com prefeitura de Mariana para falar sobre o retorno presencialAté o dia 15 de março, a Universidade Federal de Ouro Preto vai ampliar, em 100%, todas as atividades presenciais. Por conta disso, a administração da UFOP  tem se reunido com os prefeitos dos municípios onde a universidade está presente com o objetivo de traçar ações em conjunto, já que essas cidades vão receber um fluxo grande de pessoas. No dia primeiro de março, parte da equipe de gestão esteve em Mariana pra conversar com o prefeito em exercício, Juliano Duarte. Na ocasião, a reitora da UFOP, a professora Cláudia Marliére, afirmou que o apoio das prefeituras é importante tanto para o andamento da vacinação da comunidade acadêmica, quanto para a testagem de suspeitos com covid. Cláudia falou também que o número de servidores que ainda não se vacinaram é pequeno. Ouça mais detalhes desse encontro neste boletim da Rádio UFOP.

5. Ouça - Reitora da UFOP realiza encontro com prefeitura de Mariana para falar sobre o retorno presencial: Na última quarta-feira (3), ela esteve em Mariana e conversou com o prefeito em exercício, Juliano Duarte. Na ocasião, Cláudia Marliére pediu apoio para traçar ações de controle da pandemia. Confira no boletim!

6. Ouça - Passaporte vacinal já pode ser incluído no MinhaUFOP: A reitora da UFOP, a professora Cláudia Marliére, destaca que a imunização contra Covid-19 é fundamental para o retorno de todas as atividades presenciais. Ouça no boletim!

7. Ouça - Servidores da UFOP devem incluir passaporte vacinal até 15 de março: Em entrevista à nossa equipe, Bruno Camilloto, pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFOP, deu detalhes de como será essa exigência para os servidores. Ouça!

8.Ouça - Funcionários terceirizados da UFOP devem comprovar imunização completa contra Covid até 15 de março

Ouça - Estudantes da UFOP tem até terça-feira (15) para incluir passaporte vacinal: Vale destacar que, para frequentar as dependências nos três campi da universidade, em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, servidores e estudantes devem incluir o documento no portal Minha UFOP. A professora Tânia Garbin, que é pró-reitora de Graduação, falou sobre o passaporte vacinal para os alunos da graduação. Ouça!

10 Ouça - Reitora da UFOP fala sobre retorno 100% presencial, na InstituiçãoA reitora da ufop, a professora Cláudia Marliére, falou sobre esse retorno com o jornalista Vitor Secchim, da tv ufop. Ouça na entrevista.

11 Ouça - Uso de máscara continua obrigatório no campi da Ufop:  Comunidade acadêmica deve seguir as regras do protocolo de biossegurança da UFOP. O pró-reitor de Planejamento e Administração, Eleonardo Pereira, que também é presidente do Comitê Gestor do Plano de Contingência para a Covid-19 da universidade, falou com a nossa equipe sobre o assunto. Ouça!

12 Ouça - Vacinação contra Covid-19: saiba como buscar esses serviços nas cidades onde a UFOP tem campi As Secretarias de Saúde de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade estão disponibilizando vacinas contra a Covid-19 e testes da doença para estudantes, servidores e colaboradores da UFOP que tiverem contato com algum positivo. Leandro Moreira, Secretário de Saúde de Ouro Preto informou todos os detalhes à Rádio nesta manhã. Ouça na entrevista!

13 -Ouça: Confira os prazos para os estudantes de graduação inserirem o passaporte vacinal no MinhaUFOP. A Pró-reitoria de Graduação divulgou Portaria indicando as datas para estudantes de graduação que estudam presencialmente e à distância. Veja detalhes!

14- Ouça: Covid-19: cartazes educativos na UFOP orientam comunidade acadêmica: Material está sendo divulgado em todos os campi e faz parte do Plano de Contingência da UFOP, documento com as ações que devem ser tomadas pela universidade para que a retomada das atividades presenciais seja segura. Ouça!

Últimas notícias

Entrevistas Rádio UFOP

19 Setembro 2022

Entrevistas realizadas com participantes renomados da Universidades para abordar questões importantes da atualidade, de eventos culturais, artísticos e educativos realizados na região. CAMAPANHA - SETEMBRO AMARELO Entrevistado: Professor Ricardo Moebus Data: 21/09

UFOP Notícias

19 Setembro 2022

UFOP Notícias é um boletim diário informativo com notícias da cidade de Mariana e seus distritos, Ouro Preto e a UFOP e região dos Inconfidentes. Aperte o play e ouça agora!! UFOP NOTÍCIAS - ELIS CRISTINA - 05 de Setembro 00_reportagem_adriana_moreira_e_elis_cristina_1.mp3 UFOP NOTÍCIAS - ELIS CRISTINA - 12 de Setembro...