skip to content

Série América Latina e os Caminhos de Seus Povos

Com raízes indígenas, a América Latina é demarcada pela diversidade cultural e distintas formas de colonização. A série América Latina e os Caminhos de Seus Povos traz esse panorama em 9 capítulos.

As colônias latino-americanas eram caracterizadas pela exploração, ausência de autonomia política e administrativa. Posteriormente, os espanhóis adquirirem direito sobre terras americanas. A independência política pouco modificou as estruturas sociais e econômicas das novas nações. O domínio espanhol e inglês foi substituído pela tutela inglesa, que financiou empréstimos a esses territórios, causando dependência econômica ao capital estrangeiro.

O posicionamento dos Estados Unidos contrário a uma política socialista nos países sul americanos traz a tona diversos golpes de estado e têm governos transformados em ditaduras militares. A liberdade de imprensa, que é intimamente ligada a democracia, também é ameaçada no período ditatorial. A Série também conta sobre o sistema educacional chileno,  protestos estudantis e manifestações culturais latino-americanas.  

"América Latina e o Caminho de Seus Povos" é composta por nove capítulos, com média de 14 minutos cada. Foi idealizada por Danilo Nonato e produzida em 2012 pela Central de Comunicação Público-educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Confira no link Podcast.

Redação: Matheus Bernardes - 27/10/2017