skip to content

Série comemora aniversário de 100 anos do samba

Em novembro de 2016 completaram-se 100 anos desde que Ernesto dos Santos, o Donga, compôs, publicou e registrou na biblioteca nacional do Rio de Janeiro o samba “pelo telefone”. Há 100 anos atrás este foi o marco inicial oficial deste gênero musical tão brasileiro. Em comemoração a esta data, foi ao ar, pela Rádio UFOP Educativa, a série “No Tempo do Samba”. A série realiza um passeio pela história do samba, por sua criação e estabelecimento no cenário brasileiro. Logo nos primeiros capítulos nos deparamos com “as matrizes africanas do samba” demonstrando que o gênero sofreu influências diretas da cultura africana vinda de três tribos diferentes - Bantus, Hauçás e Iorubás - , sendo alocadas em diferentes localidades no Brasil e produzindo ritmos como o Congado, que se faz presente até hoje em festividades religiosas principalmente no estado de Minas Gerais; e o samba de bumbo, que apresenta a marcação de ritmo através do instrumento zabumba, utilizado até hoje nas rodas de samba e grupos musicais. De forma sincrética, esses ritmos foram evoluindo e contribuindo para a formação definitiva do gênero por nós hoje conhecido.

Outro ponto abordado pela série são os cenários urbanos e sociais nos quais o samba foi perpassando e se mesclando ao meio cultural brasileiro. Vários gêneros, como o choro e o maxixe, se faziam presentes no Rio de Janeiro, que no século XIX concentrava produções culturais e musicais por ser a capital do Brasil. Além disso, pode-se citar também as comunidades negras criadas na antiga capital brasileira, e as festas populares que mesclavam a cultura européia da época e a cultura africana. É nesse cenário apresentado pela série se originou o samba.

Também são abordados compositores e sambistas famosos que tiveram grande contribuição para a evolução, popularização e integração do samba à sociedade brasileira, que vão desde a criação das escolas de samba e das disputas carnavalescas até a difusão global com a cantora Carmen Miranda. A série ainda aborda questões sociais como o racismo, apresentando exemplos como o do maestro Pixinguinha que é obrigado a entrar pela porta dos fundos do Carioca Palace na noite em que seria homenageado nesse mesmo local.

Apresentada e idealizada pelo professor Antonio Marcelo Jackson, a  série é composta por 25 episódios com a média de dez minutos de duração cada um. Confira na guia Podcast. 

Redação: Matheus Bernardes