Série: Dias comemorativos do rádio

As reportagens serão lançadas de acordo com as datas comemorativas do rádio, apresentando grandes momentos da história desse meio de comunicação. O primeiro episódio foi lançado nesta segunda (13) em comemoração ao Dia Mundial do Rádio. A iniciativa da série surgiu devido à existência de diversas datas comemorativas que envolvem tanto o rádio quanto outras mídias sonoras, como o podcasting. O principal objetivo é conscientizar os ouvintes sobre a importância dessa mídia que esteve — e está — presente em momentos importantes da história mundial.A chefe da divisão de rádio da UFOP, Luana Viana, destaca que o rádio, no seu formato tradicional, é também o responsável pelo atual sucesso alcançado pelo podcast, pois ele foi o ponto de partida para novas experimentações. É por isso a relevância, segundo ela, de conhecer a história do rádio. "O rádio volta a ganhar destaque principalmente pela atual ascensão do podcast. Para que a gente possa compreender os fenômenos que envolvem essa nova mídia sonora, é imprescindível olhar para seu passado", afirma.

DIA MUNDIAL DO RÁDIO - A data 13 de fevereiro foi escolhida porque neste dia, em 1946, foi criada a Rádio das Nações Unidas. A ONU realiza anualmente um evento em comemoração e elege um tema principal, que em 2023 é "Rádio e Paz". Já foram tratados temas como "Rádio e Confiança" (2022), "Novo mundo, novo rádio" (2021) e "Rádio e Diversidade" (2020). OUÇA AGORA!