skip to content

Verão - Estação Saúde: Se informe, cuide-se e aproveite!

Verão - Estação Saúde, série radiofônica da Rádio UFOP, aborda os principais tópicos que cercam a estação mais quente do ano. A série apresenta problemas mais comuns dessa época. A partir disso, elabora sugestões na área da saúde que minimizem os efeitos do calor. Vale destacar que todos episódios contam com a presença de um especialista para esclarecer as dúvidas habituais.

Um episódio discute as causas e as precauções a serem tomadas para evitar as doenças de pele. Crianças e idosos possuem peles mais sensíveis e consequentemente mais cuidados. Discorre também sobre o alto índice de procura as academias e procedimentos de beleza, alertando os perigos que estão presentes na realização dessas atividades.

As refeições são tema de um dos capítulos. Especialistas incentivam o consumo de alimentos leves, saudáveis e nutritivos. Apresenta dicas de conservação dos alimentos, uma vez que são mais propícios à contaminação, calor intenso e alta umidade, o que facilita o desenvolvimento de bactérias. A ingestão de líquidos contribui para regular a temperatura corporal e  repor a perda de sais minerais.

Outro assunto abordado são as consequências para as pessoas que ficam muito tempo expostas ao bronzeamento ou praticam atividades físicas de forma irregular. Entre os casos mais graves estão as queimaduras de 2°grau, desidratação e intoxicação alimentar.  Recomenda-se a realização de atividades aeróbicas (ciclismo, natação, corrida e caminhada) ou anaeróbicas (musculação) em horários de menor exposição ao sol, sempre se hidratando antes e após os exercícios.

O produto radiofônico “Verão-Estação Saúde” foi apresentado pelo locutor Allãn Passos e pela repórter Kíria Ribeiro. A duração dos capítulos variam entre cinco e sete minutos.  O programa faz parte de um conjunto de séries elaboradas em 2012 pela Central de Comunicação Público-educativa, por meio da Rádio UFOP Educativa 106.3 FM, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A disponibilização ao público desta produção integra o Projeto Memória Rádio UFOP. Confira na guia Podcast