skip to content

Workshop para estudantes bolsistas

Com a retomada da programação local da Rádio UFOP Educativa dia 15 de abril, os estudantes bolsistas da Universidade Federal de Ouro Preto ganharam de volta o seu espaço de formação. As atividades foram paralisadas em novembro do ano passado em razão das suspensão das atividades da Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto (FEOP). Agora, pelo período de quatro meses, o projeto é gerido pela Fundação Gorceix, que também responde pela TV UFOP e pelo Núcleo de Projetos Gráficos.

Supervisionados por três profissionais da Gorceix, os estudantes atuam em quatro distintos núcleos de produção:

1) Programação: Conteúdo e Entretenimento, que visa manter e inserir novos produtos na programação da emissora e dialogar com os parceiros, entre eles as rádios, como a RFI - Rádio França Internacional e as emissoras da EBC - Empresa Brasil de Comunicação;

2) Comunicação Pública e Científica, que é responsável pela divulgação científica, principalmente a produção da Universidade Federal de Ouro Preto. O setor desenvolve formação de professores, estudantes e técnicos-administrativos que queiram produzir conteúdo com linguagem radiofônica, seja para o dial ou para a internet. 

3) Jornalismo Educativo, busca estar conectado com a comunidade local e regional apresentando as principais notícias de Ouro Preto e região, a partir de uma leitura reflexiva. A emissora oferece ao ouvinte uma opção democrática de programação e diferenciada a partir da perspectiva da Comunicação Pública.

4) Captação de Áudio, Edição e Sonoplastia é um importante setor para a construção da estrutura e da plástica dos produtos pensados e criados pelos três primeiros núcleos.

Para atuar em um dos quatros núcleos de produção da Rádio UFOP, os bolsistas foram selecionados por meio de dois editais para permanência na emissora ao longo do semestre acadêmico (2019/1). No cotidiano, as atividades são permeadas por orientações técnicas,  workshops temáticos semanais e atuação direta na construção de produtos para o dial e para a internet. Os workshops são realizados às quartas-feiras e as outras atividades formativas ao longo da semana. 

WORKSHOP

Abril/Maio

Temática

26/04

Comunicação Pública e Divulgação Científica

06 a 10/05

Pesquisa e Produção de Roteiro

08/05

Locução para gravação de programas

15/05

Dicas para realização de entrevistas

22/05

Produção e Difusão de Conteúdo

29/05

Produção e Jornalismo  

Comunicação Pública e Divulgação Científica

No primeiro dia de atuação na emissora (26/04), os estudantes se reuniram em grupos para leitura do Projeto Acadêmico que regula o funcionamento da comunicação institucional, como Assessoria de Imprensa, e a comunicação pública, com os veículos de rádio e tv, por exemplo, da Universidade Federal de Ouro Preto. Nos dias seguintes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da UFOP Educativa por meio da apresentação de sua estrutura, leituras de artigos acadêmicos e apuração para pré-produção de roteiros de programas. Nesta fase, a formação foi conduzida pelo jornalista, Gláucio Santos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotografia: Adriana Moreira/TV UFOP