Workshop para formação de produtores de conteúdo

A história da Rádio UFOP é marcada pela proposta de produção de conteúdo educativo em rede, no que diz respeito a sua programação. Desde o início, a comunidade acadêmica esteve envolvida na elaboração dos produtos comunicacionais educativos, por meio da equipe da FEOP, professores, técnicos-administrativos e estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto. Um dos exemplos são os programetes Minuto Astronômico e Memória da Ciência e da Técnica na grade desde 2001 - ano da inauguração da programação da emissora. O conteúdo é produzido pelo professor da UFOP, Gilson Nunes, que permanece como parceiro da rádio até os dias atuais.
Rumo a completar 20 anos de existência no dia 21 de agosto de 2018, no mesmo dia do aniversário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a emissora consolida o processo de construção de produtos educativos de forma colaborativa com a participação da comunidade acadêmica. Este trabalho de longa data começou a ser sistematizado em 2017, a partir do edital 01/2017 para seleção de conteúdo educativo, e ampliado a partir do edital 02/2018 publicado com a mesma finalidade.
Neste ano, uma das ações realizadas para contribuir com este processo em rede foi a elaboração do Manual para Produção de Conteúdo Público-Educativo, produzido pelas equipes da FEOP e da UFOP.
Apoio da FEOP à comunidade acadêmica para o Desenvolvimento Institucional da UFOP perpassa pelas fases de:
- Ajustes na concepção do projeto do programa de rádio, quando necessário, para diálogo com a comundidade por meio das áreas de ensino e/ou, pesquisa e extensão;
- Sugestões para adequação do nome do produto radiofônico;
- Orientações sobre a definição de pautas para cada um dos episódios;
- Orientações sobre a construção de roteiros na perspectiva da educomunicação e da educação não formal;
- Orientações sobre a utilização da plataforma Googledrive para elaboração em rede/colaborativa do conteúdo educativo;
- Revisão de textos e adequações à linguagem radiofônica;
- Sugestões sobre postura de interpretação para o processo de captação de áudio nas gravações do conteúdo educativo;
- Orientações para aquecimento vocal;
- Apoio na divulgação do conteúdo público-educativo (comunicação pública científica).
Atividades de apoio:
- Presencialmente na Coordenadoria de Comunicação Institucional;
- Plataforma Googledrive;
- Grupo de conversa - Whatsapp;
- E-mails.