skip to content

Mídias na Educação

A Rádio UFOP Educativa produziu cinco programas sobre as novas mídias com o objetivo de promover a discussão e a reflexão sobre o uso das mídias na educação. A série busca mostrar como as Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) começaram a fazer parte do cotidiano escolar, e quais benefícios e malefícios a inclusão digital trouxe à sala de aula. Também questiona como os professores e as escolas têm dificuldades com a adaptação aos novos meios de compartilhamento de informação disponíveis na atualidade.

Mídias na Educação

Cap. 01 - Introdução das tecnologias no aprendizado

No primeiro e segundo episódio, o educador Bruno Vieira explica o conceito de educomunicação, que carrega o sentido que os alunos se envolvam de forma mais direta com o saber através de recursos tecnológicos. Vieira também questiona a estrutura das escolas públicas e a capacitação dos professores para receber tal aparato

 

Cap.02 - Importância das mídias na educação

No primeiro e segundo episódio, o educador Bruno Vieira explica o conceito de educomunicação, que carrega o sentido que os alunos se envolvam de forma mais direta com o saber através de recursos tecnológicos. Vieira também questiona a estrutura das escolas públicas e a capacitação dos professores para receber tal aparato.

 

Cap.03 - Desafios do processo de conhecimento e adaptação às novas mídias

O professor da rede pública, Vinicius Gomes, aponta o sucateamento dos equipamentos nos laboratórios de informática das escolas, dificultando assim a inserção de técnicas modernas de ensino. A professora Sônia Botaro destaca que alguns profissionais da educação têm certo medo de lidar com a informática e destaca que os laboratórios nem sempre funcionam por questões burocrática. Para suprir a necessidade de formação, o Governo Federal promoveu diversos cursos de capacitação. Adriana Tonini, professora do curso de Mídias na Educação do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFOP, ressalta a importância da especialização oferecida pela Universidade como forma de qualificar os docentes para o uso do recurso tecnológico de forma articulada com a proposta pedagógica das escolas e a concepção interacionista de aprendizagem.

 

Cap.04 - Formação de professores para integração das tecnologias digitais

Professora do curso de Mídias na Educação do CEAD, Adelma Araújo, relata o impacto da formação na prática educativa dos alunos-professores. “Presenciamos curso a curso uma modificação no perfil deste professor. Pelas leituras que nós oferecemos e trabalhos práticos que instigamos a realizar em sala de aula com os alunos, isso vai se modificando”.

 

 

Cap.05 - Maneiras de aprender com a tecnologia

A professora Adelma Araújo levanta a questão sobre o tabu que existe em relação ao acolhimento de novos métodos de educação por escolas e professores normalmente tradicionais e como isso vem se alterando lentamente.

 

Ficha Técnica

Estreia: 2012

Concepção de projeto e direção: Gláucio Santos

Apresentação: João Felipe Lolli

Reportagem: Ana Clara Antoun

Captação de áudio, edição e sonoplastia: Danilo Nonato

Locução de abertura e encerramento: Simei Gonderim

Supervisão de radiojornalismo: Gláucio Santos

Produção Executiva: Chico Daher

Produção: Central de Comunicação Público-Educativa - Rádio UFOP 106.3 FM

Realização: Fundação Educativa de Rádio e TV Ouro Preto e Universidade Federal de Ouro Preto.